Pernambuco

Projetos

Projeto de transparência de dados traz acervo de informações para Pernambuco

Portal traz dados em linguagem didática e com uso de recursos visuais para servidores públicos e a sociedade civil

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O acesso a dados abertos auxilia em caminhos mais eficazes, sustentáveis e democráticos aos problemas urbanos que a sociedade enfrenta - Agência Brasil

Pensando em tornar dados públicos acessíveis e compreensíveis para a população em geral, foi idealizado um projeto desenvolvido em Pernambuco para a promoção de transparência pública, cidadania e integridade. É o “Pernambuco Transparente”, que nesta semana (14) lançou o Portal de Dados Abertos Pernambuco, com o objetivo de fortalecer e capacitar servidores públicos e a sociedade civil em todo o universo abarcado pela transparência de dados abertos. 

Dentre os assuntos abordados pelo portal, estão: cidades inteligentes; combate à corrupção e controle social; aplicativos de soluções urbanas; jornalismo de dados; políticas de abertura governamental e portais de destaque no mundo; monitoramento de integridade eleitoral e financeira e diversos outros temas. O portal utiliza de recursos visuais para facilitar a compreensão dos dados. 

O longo trabalho de pesquisa e construção, que levou mais de um ano, está agora disponível e pode ser acessado através deste link

A idealizadora do projeto e também cientista política e especialista em Planejamento e Gestão Pública, Raquel Lins, garante que o acesso a esse tipo de conteúdo auxilia em caminhos mais eficazes, sustentáveis e democráticos aos problemas urbanos que a sociedade enfrenta atualmente. “Compreender o universo dos dados abertos possibilita que a própria sociedade reflita com maior clareza sobre as políticas e decisões que definem as cidades pernambucanas, e que ao se apropriar e utilizar-se deles, consiga não só atuar melhor sobre os rumos de decisões, mas construir por si mesma novas tecnologias que viabilizem melhores serviços para responder às suas necessidades”, enfatiza. 

Raquel ainda explica que é preciso que sejam disponibilizados mais portais exclusivos de dados abertos em Pernambuco: "apenas a Prefeitura do Recife apresenta um, sendo necessário e viável que outras grandes cidades da região metropolitana (Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão, Igarassu, Olinda, Camaragibe), ou ainda do interior (Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Serra Talhada), por exemplo, também o ofereçam", comenta. 

Edição: Monyse Ravena