Pernambuco

Saúde

GTP+ lança Disk Prevenção e Cidadania para orientar sobre ISTs

Além de tirar dúvidas relacionadas às Infecções Sexualmente Transmissíveis, serviço tira dúvidas sobre a covid-19

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Serviço de Disk Prevenção e Cidadania funciona nas segundas, quartas e sextas-feiras das 13h às 17h. - Foto: Agência Brasil

O Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+) é uma ONG que atua por uma educação e saúde preventiva na vida de milhares de pessoas vivendo com HIV. O Grupo acaba de lançar o Disk GTP+ Prevenção e Cidadania, que tem por objetivo realizar orientação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids, tirar dúvidas sobre casos relacionados à covid-19 e fazer encaminhamentos para os serviços referenciados de saúde e promoção à cidadania. 

O serviço funciona via WhatsApp, através do número (81) 98657-7303, e é destinado para pessoas vivendo com HIV/Aids, gays, travestis, transexuais, homens que fazem sexo com homens (HSH), familiares de LGBTS em situação de cárcere e profissionais do sexo. O funcionamento do novo serviço é nas segundas, quartas e sextas-feiras das 13h às 17h.

Para o coordenador geral do GTP+, Wladimir Reis, a população em situação de vulnerabilidade que a instituição atende ganha mais um aliado na defesa dos direitos humanos. “Esse serviço é mais uma forma para que a população que nós atendemos tenha acesso aos direitos básicos no tocante à prevenção ao HIV/Aids, saúde e a cidadania. Além disso, é um importante mecanismo nesse momento de pandemia que tanto tem atingido as populações mais carentes desse país”, ressaltou.

Também no contexto de pandemia, o GTP+ executou o projeto "Não deixar absolutamente ninguém para trás", onde foram desenvolvidas atividades de prevenção à covid-19, de assistência alimentar e cuidados socioassistenciais para a população mais vulnerável frente à pandemia. Foram cerca de 1.070 cestas alimentares entregues, 180 pessoas alcançadas em abordagens de ruas com profissionais do sexo e LGBTS em situação de cárcere.

Edição: Vanessa Gonzaga