Pernambuco

Eleições 2020

Conheça as candidaturas elegíveis para a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

Primeiro município do Brasil a eleger prefeito comunista, ainda nos anos 1940, hoje é dominado pelo fundamentalismo

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Seis chapas foram inscritas para a disputa majoritária de Jaboatão, envolvendo 24 partidos. Destes, 15 estão na chapa que apoia a reeleição de Anderson Ferreira - Brasil de Fato Pernambuco

Distante menos de 20 quilômetros ao sul e a oeste do Recife, Jaboatão passou a ser habitada há 427 anos e hoje é a segunda cidade mais populosa do estado, ficando atrás apenas da capital Recife. A história da política eleitoral na cidade é marcada pelas eleições de 1946, quando o comunista Manoel Rodrigues de Calheiros foi eleito pelo PSD, já que o PCB estava na ilegalidade durante o Estado Novo, o que fez de Jaboatão o primeiro município brasileiro a eleger um prefeito comunista, fato que deu à cidade o apelido de “Moscouzinho”.

Desde a redemocratização o município foi governado a maior parte do tempo por coalizões progressistas, mas uma movimentação mais atual tem garantido a eleição de candidatos que apostam no fundamentalismo religioso, a exemplo dos deputados estaduais Cleiton Collins (PP), Joel da Harpa (PP), Clarissa Tércio (PSC) e a família Ferreira. Cerca de 44% da população é católica e 35% é evangélica.

Jaboatão dos Guararapes tem como principais atividades econômicas o setor de comércio e serviços, com grandes bairros comerciais e um shopping center. Por sua localização no meio do trajeto entre a capital Recife e o complexo industrial e portuário de Suape (entre Ipojuca e o Cabo de Santo Agostinho), Jaboatão acaba tendo a preferência para a instalação de indústrias e centros de logística. Cerca de 20% do PIB do município vem destas atividades. A agricultura responde por 2% do PIB. A história da cidade e suas atividades econômicas tem uma forte relação com as candidaturas para a prefeitura da cidade. 

Conheça os candidatos no pleito deste ano:

Anderson Ferreira (PL)


Empresário e fundamentalista religioso, o atual prefeito montou coligação de 15 siglas / Divulgação

Recifense e empresário de locação de veículos, Anderson Ferreira é filho do pastor e deputado estadual Manoel Ferreira, que está no seu 8º mandato na Alepe. Além do pai, seu irmão gêmeo André já estava na política desde 2005, como vereador do Recife. Anderson se candidatou pela primeira vez em 2010, obtendo 48,4 mil votos e sendo eleito deputado federal, sendo reeleito em 2014 com 150 mil votos.

Seu projeto na Câmara Federal que mais ganhou destaque foi o “Estatuto da Família” (PL 6.583/2013), que estabelece como família a união entre um homem e uma mulher através de casamento ou união estável. Casais fora destes termos, como casais de pessoas do mesmo sexo ou pais e mães solteiros, deixariam de ser reconhecidos como famílias e, o que dificultaria processos de adoção, por exemplo. O projeto nunca foi votado.

Em 2016 Anderson Ferreira (PL) candidatou-se a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, obtendo 99,6 mil (34%) dos votos no 1º turno e sagrando-se vitorioso no 2º turno, com 171 mil (58,5%). Este ano tenta reeleição, mas trocou o atual vice Ricardo Valois pelo seu atual secretário de infraestrutura, Luiz Medeiros (PSC). Seu irmão André Ferreira (PSC) é deputado federal, seu pai Manoel Ferreira (PL) é deputado estadual e o cunhado Fred Ferreira (PSC) é vereador do Recife. Todos são ligados à Assembleia de Deus. Sua chapa para a reeleição conseguiu unificar as principais forças da direita. A coligação conta com 15 partidos: além do seu PL, o PSC, DEM, PSDB, PSL, PTB, PP, PSD, CD, SD, PATRI, PODE, AVA, PV e PMN.

Daniel Alves (MDB)


Vereador em primeiro mandato, Daniel Alves já se lançou para a disputa majoritária e montou coligação de 5 partidos / Divulgação

Nascido em Gravatá, Daniel Alves formou-se em pedagogia, especializou-se em Segurança Pública (UFPE) e atualmente cursa pós-graduação em Gestão Pública (UPE). Aliado de Elias Gomes (ex-prefeito pelo PSDB, hoje no MDB), Daniel se candidatou pela primeira vez em 2012, pelo PSDB, obtendo 1.316 votos e ficando fora das vagas para a Câmara de Vereadores. Foi conselheiro tutelar e trabalhou na secretaria de Juventude e Direitos Humanos na gestão Elias. Em 2016, pelo PSD, aumentou um pouco sua votação, fazendo 1.779 votos, o que lhe garantiu seu primeiro mandato como vereador. Em 2018 experimentou a candidatura a deputado estadual, desta vez numa sigla de esquerda, o PCdoB, fazendo 4.155 votos.

Estando em seu primeiro mandato como vereador, Daniel decidiu disputar a prefeitura e conseguiu reunir o apoio dos ex-prefeitos Elias Gomes e Fernando Rodovalho, além do ex-vereador Neco (PP), que foi disputou o 2º turno de 2016 contra Anderson Ferreira. Além deu seu partido MDB, Daniel Alves tem ao seu lado o PSB, PT, REP e PROS. Seu vice é o médico Ulisses Tenório (PSB), conhecido na política como “Dr. Ulisses”, ex-vereador de Jaboatão, ex-deputado estadual (1998-2002), candidato a prefeito por duas vezes (2000 e 2004), por PSDB, PTB e PDT.

Maíra Vilar (PDT)


A advogada e professora de direito Maíra Vilar está se candidatando a um cargo eletivo pela primeira vez. / Divulgação

O PDT, que abrigou as candidaturas de Neco (2016), Paulo Rubem (2008), Ulisses Tenório (2004) e Bartolomeu Rodrigues (2000), este ano mais uma vez se lança na disputa majoritária de Jaboatão, desta vez com uma mulher e estreante na disputa eleitoral: Maíra Vilar. Residente em Jaboatão há 20 anos, ela é advogada cível e professora universitária do curso de Direito na UNIFG e na Faculdade Metropolitana, instituições privadas localizadas em Jaboatão, além de atuar localmente na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Se aproximou do deputado federal Túlio Gadêlha (PDT), filiou-se ao partido e tornou-se presidenta municipal da sigla em Jaboatão. Sua vice é Millena Reis (Rede), ex-militante do PSOL e candidata a deputada federal em 2018, já pela Rede, quando obteve 618 votos. A coligação é formada pelos dois partidos, PDT e Rede.

Arnaldo Delmondes (PCdoB)


Advogado e filho de agricultores, Arnaldo disputou eleição pela primeira vez em 2018, para deputado federal / Divulgação

Outro sertanejo vivendo em Jaboatão, Arnaldo Delmondes é nascido em Araripina. Trabalhou como agricultor, lutou pelos direitos dos trabalhadores rurais e foi para o Recife estudar. Após a faculdade de direito, passou a trabalhar como advogado trabalhista, atividade que exerce há 20 anos em Jaboatão dos Guararapes. Em 2018 disputou sua primeira eleição, alcançando 5,3 mil votos para deputado federal pelo antigo PRP (sigla que foi incorporada ao PATRI). Desta vez se candidata pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Seu vice é o agricultor e microempresário Fábio Batista (PCdoB).

Eduardo Porto (PTC)


Filho de político do interior, o delegado Eduardo Porto já foi deputado estadual por dois mandatos e está distante da política desde 2014 / Divulgação

Natural de Canhotinho, no Agreste do estado, Eduardo Porto e seu irmão Álvaro Porto são filhos de Lourival Barros, ex-prefeito de Canhotinho,município do interior. Eduardo Porto se tornou delegado da Polícia Civil e entrou para a política em 2000, quando foi candidato pelo PFL a vereador de Jaboatão, obtendo 1.065 votos e não obtendo a vaga. Em 2004 tentou novamente, pelo PRONA, e foi eleito com 3,5 mil votos. Naquele mesmo ano, em Canhotinho, seu irmão Álvaro foi eleito prefeito, o que lhe deu condições de tentar um voo mais alto.

Dois anos depois, em 2006, interrompeu o mandato de vereador para se candidatar a deputado estadual pelo antigo PTdoB (atual “Avante”), conquistando 21,5 mil votos e sendo eleito para a Alepe. Ele ainda renovou o mandato em 2010, pelo PSDB, com 30,4 mil votos. Em 2014 seu irmão Álvaro (PTB), já fora da prefeitura de Canhotinho, também se candidatou a estadual. Eduardo teve apenas 16,5 mil votos e perdeu sua cadeira na Alepe, enquanto seu irmão foi eleito com quase o triplo dos votos. Em 2018 Eduardo avaliou não ter condições de competir. Seu irmão Álvaro Porto (PTB) foi reeleito e segue na Alepe. Eduardo Porto tem como vice na chapa Fernando Ramos (PTC), auditor fiscal do município.

Adelson Veras (PRTB)


O blogueiro Adelson Veras (dir) já integrou pelo menos 5 partidos, mas não conseguiu apoios para sua candidatura; / Divulgação

O blogueiro e radialista Adelson Veras, natural de Afogados da Ingazeira, se candidatou a prefeito de Jaboatão pela primeira vez ainda em 2004, pelo PTC, obtendo 927 votos (0,5%). Em 2010 disputou sua segunda eleição, desta vez a deputado estadual, pelo PR, alcançando 659 votos e não sendo eleito. Em 2016 foi novamente candidato a prefeito de Jaboatão, pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), conquistando 1.130 votos (0,4%). Já passou também pelo PSB e PMN. Desta vez se candidata a prefeito pelo PRTB do vice-presidente General Mourão. Seu vice é Valmir Máquina (PRTB), tenente da Polícia Militar.

Edição: Monyse Ravena