Bahia

ECONOMIA

Campanha do Sindipetro BA realiza ação de venda de gás de cozinha a preço justo

Iniciativa beneficiará famílias carentes de 16 cidades no interior do estado

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
O processo de privatização da estatal vem causando impactos negativos para trabalhadores e para toda a sociedade. - Sindipetro BA

O Sindipetro-BA retoma a partir de hoje (29), a ação de venda de gás de cozinha a preço justo.  A ação mostra que é possível vender o gás a preços mais baixos, levando-se em consideração o custo de produção, mantendo o lucro das distribuidoras, revendedoras e da Petrobrás, e a arrecadação dos impostos dos estados e municípios.

A ação faz parte da campanha “A Petrobrás Fica na Bahia” e vai beneficiar, inicialmente, famílias carentes de 16 cidades do interior do estado, com a venda do botijão ao valor de R$ 40,00 a unidade. O restante será subsidiado pelo Sindipetro. Atualmente, o botijão chega a custar até R$ 80,00.

Em cada cidade que passar, os diretores do Sindipetro vão conversar com as pessoas – respeitando as normas de distanciamento devido à pandemia da Covid-19 – para explicar a importância de defender a Petrobrás como uma empresa pública e integrada e como sua privatização pode prejudicar a vida das pessoas.

Para essa ação será utilizado o mesmo ônibus adesivado que foi usado durante a “Vigília Petroleira em Defesa da Petrobrás e da Bahia”. 

Desde 2016, a Petrobrás vem sendo gerida em direção a uma privatização. Uma das principais mudanças que afetaram a população brasileira foi a alteração da política de preços da empresa, que passou a acompanhar o preço internacional do barril do petróleo e a variação do dólar, desencadeando aumentos sucessivos, que já chegaram a ser diários, da gasolina, diesel e gás de cozinha. O consumidor brasileiro ganha em real e paga os derivados de petróleo em dólar.

Com a privatização das refinarias a situação tende a piorar. É contra essa política que a FUP e os Sindipetros estão lutando.

Roteiro:
29/09 (terça-feira) – Alagoinhas
30/09 (quarta-feira) – Entre Rios
01/10 (quinta-feira) – Dias D’Ávila
02/10 (sexta-feira) Mata de São João
06/10 (terça-feira)- Simões Filho
07/10 (quarta-feira)- Candeias
08/10 (quinta-feira) São Francisco do Conde
09/10 (sexta-feira)- São Sebastião do Passé
13/10 (terça-feira) – Feira de Santana
14/10 (quarta-feira)- Ipirá
15/10 (quinta-feira)- Itabuna
16/10 (sexta-feira) – Itapetinga
17/10 (sábado)- Canavieiras
20/10 (terça-feira)- Olindina
21/10 (quarta-feira) – Madre de Deus
22/10 (quinta-feira) – Santo Amaro

Edição: Elen Carvalho