Rio Grande do Sul

COVID-19

Grupo Hospitalar Conceição desativa Central de Triagem Covid-19 em Porto Alegre

A média de atendimentos por dia chegou a 170 pessoas, mas atualmente atende em torno de 25 pessoas por dia

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Central de Triagem Covid-19 que será desativada - Site do GHC

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é uma referência em saúde pública na região Metropolitana de Porto Alegre. Reúne quatro hospitais, doze postos de saúde, três Centros de Atenção Psicossocial, uma Unidade de Pronto Atendimento e a Escola GHC. O atendimento prestado nesta rede é totalmente financiado pelo SUS.

Desde o dia 23 de março, o GHC instalou a Central de Triagem Covid-19, junto da Escola GHC, na Zona Norte de Porto Alegre, a região mais populosa da cidade. A necessidade de instalação desse tipo de centro se dá pela própria natureza altamente contagiosa da covid-19. As pessoas que necessitam de atendimento para outros tipos de doenças devem, nos ambientes hospitalares, serem separadas daquelas com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus, para evitar a disseminação da doença.

Na última quarta-feira (23), o Grupo anunciou a desativação da estrutura, tendo como justificativa a baixa procura pelo atendimento. Segundo o GHC, a Central recebeu cerca de 11 mil pessoas, encaminhando 243 para internação. A média de atendimentos por dia chegou a 170 pessoas, sendo que, atualmente, atende em torno de 25 pessoas diariamente.

Procurado pela reportagem, o diretor-presidente do GHC, Dr. Cláudio Oliveira, falou sobre esta decisão:

"Desde a última sexta-feira (25), nós estamos com 29 leitos de UTI para pacientes com a covid. Este número equivale a duas áreas da nossa UTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Nós estávamos com 44 leitos, ou seja, três áreas da nossa UTI, e agora reduzimos para duas. Isto é porque nós estamos retomando as nossas consultas de ambulatório e também as cirurgias eletivas que tinham sido suspensas em março de 2020. Esse movimento faz necessário que tenhamos mais leitos de UTI que não sejam para a covid."

Oliveira destaca a segurança que o GHC tem em tomar essa decisão, que esta sendo feita no momento certo, tendo como base a diminuição do número de casos de covid-19 no hospital. Ressalta também que, além da diminuição do número de casos, o GHC pretende retomar o ritmo de atendimentos e consultas ambulatoriais, e que essas consultas podem resultar em atendimentos e cirurgias que demandam leitos de UTI, por isso o movimento de diminuir os leitos específicos para covid que não estão sendo utilizados no momento.

O GHC também ressalta que a decisão foi tomada em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde. Para a população da Zona Norte de Porto Alegre e região, a recomendação é que pessoas com problemas e sintomas respiratórios procurem as unidades de saúde e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, localizada próximo ao Terminal Triângulo da Avenida Assis Brasil.

Edição: Marcelo Ferreira