Paraná

FUTEBOL

Liderança de quem joga para a frente

Brasileirão parece ter superado era da retranca; Líderes buscam gols incessantemente

Curitiba ( PR) |
flamengo futebol
Atlético Mineiro é o atual líder do Brasileirão - Mauro Pimentel/AFP

A 14ª rodada do Brasileirão estava para começar no fechamento deste texto, o que pode, como numa partida de futebol, ter mudado tudo num lance. Mas o Brasileirão 2020 vem mostrando que os times que buscam as vitórias, privilegiando o ataque, estão em vantagem. O líder, Atlético-MG, tem média de mais de 2 gols por partida, com 25 tentos em 12 jogos, com o detalhe de ser o único time sem empates na competição.

Como comparação, o Palmeiras, em terceiro lugar, com média de 1,83 gol por partida, estava invicto, mas 5 pontos atrás. Com a característica de ser o segundo time que mais empatou, sete vezes. O único com mais resultados iguais é o Botafogo, com 9, mas na zona do rebaixamento. Característica que une os seis primeiros colocados é ter os ataques mais positivos. Desses o único que não está entre os mais goleadores é o Sport, que não parece ter fôlego para ficar entre os primeiros. 

Como foi em 2019 

Fica difícil a comparação de um campeonato com outro exatamente porque, em 2020, por vários motivos, há times com 10, 12 e 13 jogos no momento. Mas na 12ª rodada do ano passado, o campeão Flamengo estava na terceira posição, com 24 pontos, atrás de Santos e Palmeiras, mas já era o time com melhor ataque, tendo então feito os mesmos 25 gols do Galo em 2020. 

É bom lembrar também que times que buscam o gol e não se contentam com o empate levam vantagem, mesmo perdendo algumas partidas, porque o número de vitórias é o primeiro critério de desempate. Fazendo com que a vitória valha mais de 3 pontos. 

Edição: Gabriel Carriconde