Paraná

Edição 188 PR

Editorial | Efeito Bolsonaro

O discurso anticientífico do governo e de vários ministros ignora a morte de 150 mil pessoas

Curitiba (PR) |
Porque, contrariando as orientações científicas, as orientações médicas, Bolsonaro incentivava - como incentiva até hoje - as pessoas a se exporem completamente - Carolina Antunes / Fotos Públicas

Uma pesquisa resultado da parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Instituto Francês de Pesquisa e Desenvolvimento (IFD), mapeou o “Efeito Bolsonaro”, mostrando que a Covid-19 causa mais estragos nas cidades favoráveis ao presidente Bolsonaro.

Isso porque, sob influência do discurso presidencial, seus apoiadores tendem a minimizar os efeitos do novo coronavírus, atenuando as medidas de proteção e aumentando a exposição das pessoas. O discurso anticientífico do governo e de vários ministros ignora a morte de 150 mil pessoas.

O consenso sobre a Covid-19 entre os seguidores do governo é confuso, certa ideia de que o povo se contamine para chegar à “imunidade de rebanho”. Desta forma, o presidente também lava as mãos dizendo que tentou salvar a economia. Ignora que a economia se salva com medidas de indução e desenvolvimento, e não com as privatizações das principais empresas públicas como ele tem feito.

Atentos a isso, movimentos do campo e da cidade constroem uma jornada de luta afirmando que a América Latina e o Brasil não devem ser quintal desses interesses do governo dos EUA, como o Bolsonaro está querendo fazer, com seu discurso anticientífico, baseado em fakenews e desinformação.

Edição: Pedro Carrano