Paraíba

PROTEÇÃO

Banco do Brasil faz testagem para covid-19 de seus funcionários nos dias 20 e 21

Além dos bancários, estão incluídos os trabalhadores das agências lotéricas e dos correspondentes bancários

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Foto: Reprodução

Em cumprimento à Lei Municipal nº 14.030/2020, a testagem para Covid-19 dos funcionários da ativa do BB será no sindicato da categoria – Nesta quarta-feira (14), em atenção à solicitação da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi), o Sindicato dos Bancários da Paraíba disponibilizou o estacionamento da entidade para a testagem de bancários e bancárias da ativa do Banco do Brasil. O atendimento será feito pelos técnicos no posto móvel (ônibus) do Laboratório Murílio de Almeida, nos dias 20 e 21 deste mês, das 8h às 16h.

Essa parceria com a Cassi é fruto da iniciativa do Sindicato dos Bancários, que enviou ofício aos bancos, no dia 14 de setembro, solicitando a aplicação da lei proposta pelo vereador Marcos Henriques, que é bancário e membro licenciado da diretoria da entidade sindical. Além dos bancários, estão incluídos na tipificação os trabalhadores das agências lotéricas e dos correspondentes bancários.


Vereador Marcos Henriques / Foto: Reprodução

Lindonjhonson Almeida, presidente do sindicato, ressalta que a entidade vem buscando proteção para bancárias e bancários desde que foi decretada a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). “Solicitamos aos bancos que colocassem funcionários/as do grupo de risco em teletrabalho e que seguissem os protocolos de segurança para os que estavam em atendimento presencial, na linha de frente do pagamento do auxílio emergencial e benefícios sociais. Chegamos a solicitar à Secretaria de Saúde de João Pessoa que priorizassem a vacinação desses bancários/as contra a Gripe H1H1, mas não logramos êxito. Agora, com a lei a nosso favor e essa iniciativa do BB ficamos mais confiantes”, arrematou.

O titular da secretaria de políticas sociais e saúde do trabalhador do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Washington Luiz, lamenta que os órgãos públicos não tenham atendido aos apelos naquela época e ressalta a importância da Lei nº 14.030 para proteger trabalhadores/as bancários/as, lotéricos/as e de correspondentes bancários em João Pessoa.

“Mesmo abrangendo apenas o município de João Pessoa, esta lei municipal chega em boa hora, ante o descaso dos bancos com as trabalhadoras e os trabalhadores que estão na linha de frente do atendimento presencial nas agências bancárias, nas casas lotéricas e nos correspondentes bancários. Proteger esses profissionais significa ampliar essa proteção aos familiares com quem convivem. Por isso, já colocamos a nossa sede à disposição do Banco do Brasil, que saiu na frente para fazer a testagem de seu funcionalismo da ativa e esperamos que os demais bancos que atuam na capital paraibana sigam o exemplo. Os órgãos de saúde da Prefeitura Municipal de João Pessoa são os responsáveis pela fiscalização do cumprimento da lei pelos bancos, lotéricas e correspondentes, fazendo valer a propositura do companheiro bancário que sente na pele as dificuldades enfrentadas pela categoria profissional para bem atender à população. Estamos atentos e contamos com a vigilância dos/as nossos/as delegados/as de base para acionar o Sindicato, em caso de descumprimento da norma jurídica que está vigorando desde o dia 4 de setembro”, concluiu Washington Luiz.

Fonte: Seeb – PB

Edição: Cida Alves