Rio Grande do Sul

Educação

No Dia do Professor, comissão da AL lança observatório de educação e mostra cultural

2° Observatório da Educação e 1° Mostra das Boas Práticas da Escola Pública do RS são promoções da Comissão de Educação

Brasil de Fato | Porto Alegre |
2° Observatório da Educação e 1ª Mostra Pedagógica das Boas Práticas da Escola Pública do RS foram realizados online - Reprodução da ALRS

Foi lançado nesta quinta-feira (15), Dia do Professor, a segunda edição do Observatório da Educação Pública no Rio Grande do Sul, organizado pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa. O evento contou ainda com as apresentações para a 1ª Mostra Pedagógica das Boas Práticas da Escola Pública do RS, com 71 projetos selecionados.

Segundo a presidenta da Comissão, a deputada Sofia Cavedon, o 2° Observatório segue o curso de mais de uma década dos investimentos, meios e resultados da Educação Estadual e sua relação com as demais redes. Ela também observa que o novo Fundeb teve especial atenção nesta edição do Observatório.

O destaque que o estado do RS tem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a preocupação com a diminuição de matrículas foram outros temas destacados pela presidenta da Comissão. Sobre a diminuição de matrículas, ela destacou que "isso nos alerta para o aumento de jovens fora da escola. Quase 40% de nossos jovens de 19 anos não concluíram o Ensino Médio em relação à média nacional". Com relação aos investimentos nos trabalhadores da educação o Observatório aponta que os recursos foram reduzidos. Em contrapartida, aumentou, gradativamente, o número de contratos temporários.

Na próxima semana, os dados do 2° Observatório estarão no site da Assembleia Legislativa do RS. "Esses e muitos outros aspectos estarão disponíveis para o nosso trabalho, à pesquisa, ao planejamento e avaliação das políticas educacionais. Esperamos que contribua para uma educação melhor e que responda ao direito de crianças, jovens e adultos", enfatizou.

Trabalhos da Comissão

A deputada destacou também a atuação do colegiado que tem atuado intensamente: "Além dos inúmeros debates, estamos monitorando os dados da educação, que agora são apresentados na forma deste Observatório Anual". Só no período da pandemia a Comissão realizou 48 encontros virtuais.

Mostra

A 1ª Mostra das Boas Práticas da Escola Pública estava prevista para ser realizada em seminário presencial na Assembleia Legislativa RS, contemplando 71 projetos selecionados. Em função da pandemia, a Comissão de Educação organizou atividade virtual, num conjunto de quatro webinários que iniciaram nesta quinta-feira (15), onde três experiências foram apresentadas.

A Mostra irá contemplar as diferentes áreas do conhecimento, abordagens pedagógicas, modalidades de ensino, culturas, regiões e municípios.

Os trabalhos apresentados foram:

- Kaxo na Escola: Aprendizagens interculturais na escola indígena Mbyá Guarani - Professora: Márcia Tomazzoni - Eeef Guajayvi, de Charqueadas;
- Laboratório tecnológico de Ciências Humanas - LABTCH - Professor: Felipe Nóbrega Ferreira - Eeem Professor Carlos Lorea Pinto, de Rio Grande;
- Robótica na escola pública - Professora: Elis Regina Albano - Instituto Estadual Santo Tomás de Aquino, de Marau.

Confira a live de lançamento do 2° Observatório

*Com informações da assessoria da deputada Sofia Cavedon e da Assembléia Legislativa do RS.

Edição: Katia Marko