Rio Grande do Sul

Reconhecimento

Assembleia Legislativa concede Medalha do Mérito Farroupilha a Rui Oppermann 

A entrega da medalha ao ex-reitor da UFRGS acontecerá na tarde desta terça-feira (20), em cerimônia presencial restrita

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A condecoração será entregue a Rui Oppermann por proposição do deputado estadual Edegar Pretto (PT) - Leandro Molina

Distinção máxima concedida pelo parlamento gaúcho a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do estado, a medalha será entregue ao professor titular e ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Oppermann, nesta terça-feira (20), às 17h30. A condecoração será entregue em cerimônia presencial restrita devido à pandemia, com presença do deputado proponente, do homenageado e do presidente da Assembleia. A solenidade poderá ser acompanhada ao vivo pela TV Assembleia, com retransmissão pela Rede Soberania. Convidados e convidadas ainda terão uma sala virtual para assistirem a entrega.

A UFRGS tem hoje em torno de 35 mil alunos de graduação e 15 mil de pós-graduação. Foi eleita pelo Ministério da Educação (MEC) a melhor do país pelo 8º ano consecutivo, período em que o professor Rui Oppermann ocupou, respectivamente, os cargos de vice-reitor e reitor. Sua gestão na liderança da reitoria iniciou em 2016, junto com a vice Jane Tutikian.

A condecoração será entregue ao ex-reitor por proposição do deputado estadual Edegar Pretto (PT), em reconhecimento ao trabalho realizado por Oppermann no meio acadêmico e na reitoria da UFRGS. “Ao homenagear o professor Rui, também queremos simbolicamente defender a democracia e o respeito à autonomia das universidades públicas no Brasil neste momento”, destacou Pretto em alusão às nomeações de reitores feitas por Bolsonaro. Até o momento, 14 reitores bolsonaristas foram nomeados pelo presidente para assumirem esses cargos em universidades federais no país, mesmo que não tenham sido os primeiros colocados nas consultas internas das universidades.

Rui Oppermann receberá a Medalha do Mérito Farroupilha 34 dias após Bolsonaro ter nomeado o novo reitor da UFRGS. Oppermann obteve o primeiro lugar na consulta à comunidade acadêmica, e o escolhido pelo presidente ficou em último na lista. “Foi uma escolha condicionada por um viés político-partidário e ideológico, algo que nunca tinha acontecido”, pontua o ex-reitor. 

Segundo comentou Oppermann, não cabe ao Conselho Universitário contestar decisões superiores, mas lembra que existe uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que está no Supremo Tribunal Federal (STF). Motivada por partidos, sindicatos e Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Adin questiona esse critério de escolha de quem não for o primeiro da lista. 

“Em relação a UFRGS ainda é muito cedo para fazer uma avaliação sobre como as coisas vão ser, mas é evidente que o aumento do número de reitores aliados ou identificados com o governo atual é um risco muito grande para a autonomia das universidades. E com isso há evidentemente uma dificuldade na manutenção do que as instituições de ensino superior fazem em termos de ensino, pesquisa e extensão, que são o tripé da universidade “, afirma o ex-reitor.

Na avaliação de Edegar Pretto, a gestão de Oppermann foi marcada por ser uma das vozes na luta nacional contra os cortes orçamentários promovidos pelo governo federal nas universidades e institutos federais. A mobilização foi iniciada no Rio Grande do Sul, com a união de reitores e reitoras de universidades e institutos, que junto com deputados realizaram missão oficial em Brasília com apoio e participação da Assembleia Legislativa e bancada gaúcha para cobrar do governo federal o cancelamento dos cortes no orçamento da educação. Com apoio da Câmara e do Senado, e com a mobilização estudantil em todo o país, houve a suspensão dos cortes.  

Edição: Marcelo Ferreira