Bahia

AGENDA

Música, Dança e Cinema têm programação para o fim de semana

Confira as sugestões de atrações on-line

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
Espetáculo “A História do Soldado”, trabalho conjunto do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). - Rafael Martins

O fim de semana chega com espetáculos de música e dança e mostra de filmes para aproveitar sem sair de casa. Hoje (23), Nara Couto apresenta o espetáculo musical “Outras Áfricas”, no terceiro show do projeto “Voltando aos Palcos”, do Teatro Castro Alves (TCA). O espetáculo estabelece uma ponte entre o continente africano e a Bahia, em releituras contemporâneas de canções clássicas e novas propostas sonoras. O título é inspirado em canção do compositor Jarbas Bittencourt e demonstra o desejo da cantora de buscar uma africanidade própria. O show irá ao ar às 20h40 pelo canal do TCA, na TVE Bahia e na 107.5 Educadora FM Bahia.

Já a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo exibirá, de 22 de outubro a 4 de novembro, 198 títulos de 71 países de forma virtual. Os filmes podem ser assistidos pelo site da Mostra e custarão R$ 6,00 por visualização. Entre os títulos, está o longa “Samba de Santo – Resistência Afro-baiana”, do músico e produtor Betão Aguiar. Filmado durante o carnaval baiano, o filme acompanha bastidores de tradicionais terreiros de candomblé de Salvador, que originaram os principais blocos afros da cidade: Bankoma, Cortejo Afro e Ilê Ayê.

Para fechar o fim de semana, no domingo (25) às 11h vai ao ar, também pelo canal do TCA, o espetáculo “A História do Soldado”, resultado do trabalho conjunto entre o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). A adaptação mantém intacta a versão original da composição do russo Igor Stravinsky (1882-1971), mas traz para a história de um soldado que vende seu violino ao diabo uma discussão contemporânea sobre o lugar do artista e da arte na atualidade. O coreógrafo, Jorge Silva, apresenta os dançarinos como mulheres e homens comuns e os movimentos são inspirados nos orixás guerreiros, como Ogum e Iansã. O espetáculo tem texto e direção de Wanderley Meira e regência de Eduardo Torres e faz parte da programação virtual do Domingo no TCA. 

Edição: Elen Carvalho