Pernambuco

VOLTA ÀS AULAS

Pressionado por decisão judicial, Sintepe decide suspender Greve em Defesa da Vida

Sindicato fará assembleia no próximo dia 30 para fazer balanço do diálogo com Governo do Estado

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Greve em Defesa da Vida teve como pauta principal evitar a proliferação do coronavírus entre estudantes e trabalhadores - Alyne Pinheiro

Em assembleia nesta sexta-feira (23), os trabalhadores e trabalhadoras em educação de Pernambuco aprovaram acatar a decisão judicial e suspender a Greve em Defesa da Vida. A reunião contou com mais de 1.300 trabalhadores filiados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), que também aprovaram a continuidade das visitas às escolas e locais de trabalho, verificando as condições estruturais para o retorno às atividades e denunciando possíveis descumprimentos de normas sanitárias. Confira na íntegra o posicionamento do presidente do Sintepe José Fernando de Melo:

Em nota, o Sintepe afirma que a “indicação foi da suspensão da greve por determinação judicial e diante da opção do Governo do Estado em recorrer à Justiça impondo uma série de medidas punitivas e multas estratosféricas ao Sindicato”. O Sintepe mantém a avaliação de que “este não é o momento do retorno às atividades presenciais. Reiteramos que o Governo de Pernambuco será responsável por casos de contágio e agravamentos decorrentes da reabertura precoce das escolas”. 

Uma nova assembleia já está marcada com indicativo de data para 30 de outubro, com a proposta de normatizar questões pedagógicas e relações de trabalho tendo em vista o contexto de restrições sanitárias, reiniciar a negociação com o governo e fazer uma avaliação inicial do retorno às atividades.

 

Edição: Vanessa Gonzaga