Minas Gerais

ELEIÇÕES

Em iniciativa inédita, Vespasiano (MG) tem candidatura coletiva para prefeitura

Formada por cinco pessoas, o objetivo é repensar a política tradicional e aumentar a participação popular

Vespasiano (MG) | Brasil de Fato MG |

Ouça o áudio:

“A ideia da candidatura compartilhada é ter mais pessoas dentro do governo, ser mais povo dentro do governo, ser governo mais no meio do povo” - Créditos da foto: Reprodução Facebook

A cidade de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), vive algo que parece inédito no país. Uma candidatura compartilhada para o executivo, formada pelo coletivo CrerSer, que reúne um candidato a prefeito, outro a vice-prefeito - que são os nomes oficiais inscritos no Tribunal Regional Eleitoral - e mais três coprefeitas.

Para Edinaldo Soares, que faz parte do coletivo, o tipo de governo tradicional não atende a demanda popular e os anseios da população. “Eles governam de acordo com suas vontades e seu grupo político, podem até fazer um pouco do que o plano de governo propõe, mas isso não chega decisivamente na vida das pessoas, porque elas não participam da vida política depois que passa a eleição”, afirma.

O CreSer, segundo Cássia Oliveira, que também faz parte da candidatura, é um chamado à população para debater a participação popular, de modo que a população da cidade se engaje na construção da política municipal.

O coletivo CreSer é formado por um advogado, um professor, uma psicóloga, uma professora e uma militante do MMC

“O coletivo, como são vários perfis [de candidatos], se aproxima mais das pessoas. E isso atrai e estimula a participação. Tá todo mundo curioso por esse formato, o povo quer conhecer, quer que a gente explique como pode funcionar. E isso resgata o sentido de fazer política, que é do coletivo para o coletivo”, comenta.

A candidatura é formada pelo advogado Edinaldo Soares, pelo professor Ronaldo Izzi, por Cássia, que é psicóloga, por Angelina Pereira, que é do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e pela professora Beatriz Mussolini. “A ideia da candidatura compartilhada é ter mais pessoas dentro do governo, ser mais povo dentro do governo, ser governo mais no meio do povo”, ressalta Edinaldo.

A cidade

Com uma população de quase 130 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Vespasiano conta com sete candidaturas para a prefeitura. Além do coletivo CreSer, que sai pelo PT, há candidatos do PSOL, PSB, PSD, Republicanos, MDB e PSDB.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Edição: Elis Almeida