Rio de Janeiro

CULTURA

Sétima edição do sarau Politilaje terá transmissão pelas redes sociais no domingo (8)

Encontro promove debate sobre moradia, educação e segurança pública; homenageado será o compositor Sérgio Ricardo

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A sexta edição do Politilaje ocorreu, em 2019, na favela do Jacarezinho - Foto: divulgação

A sétima edição do Politilaje, sarau que promove a cidadania a partir da arte e cultura, ocorre no domingo (8), no Rio de Janeiro. Diferente dos encontros anteriores marcados pelos debates na laje de favelas ou em praças públicas da cidade, esta edição será virtual para respeitar os protocolos sanitários contra a disseminação do coronavírus.

De acordo com o organizador e idealizador da iniciativa, William de Paula, mais conhecido como Ninho do Vidigal, a ideia do sarau é ampliar o debate sobre educação, cultura, moradia e segurança pública para os moradores das favelas de uma forma leve e dinâmica.

Leia mais: No Rio, Politilaje promove debates políticos e arte no Vidigal

“Chamaremos sindicatos, governo e não governo para abordar especificamente cada tema.Também faremos uma homenagem ao nosso compositor, músico e cineasta Sérgio Ricardo, que fez o show ‘Tijolo por Tijolo’, fez parte da MPB. Vamos contar a história dele, de como ele foi importante na luta contra a remoção no passado”, contou ao Brasil de Fato. 

História

O Poitilaje surgiu em 2018 na favela do Vidigal, na zona sul do Rio, com o intuito de discutir políticas públicas, território e cidadania no formato de arte e poesia dentro das comunidades. De acordo com Ninho, o coletivo foi impulsionado principalmente pela falta de debates políticos dentro das favelas.

“O encontro foi pensado a partir de um grupo de amigos e amigas indignados com a ausência de formação política e cidadã para jovens e adultos oriundos de favela. Nós acreditamos que na medida que o povo adquire consciência sobre seus direitos e deveres, ele se torna um cidadão mais livre e independente no seu território e nada melhor do que uma laje, para discutir política a partir de arte e cultura”, explicou.

 O evento virtual acontece no domingo (8), das 17h às 19h, com transmissão pela página do Politilaje no Facebook.

Edição: Mariana Pitasse