Pernambuco

Eleições 2020

Carlos Andrade Lima promete obras estruturais nas escolas e guardas armados

Candidato do PSL se diz alinhado a Bolsonaro, prometeu empreendimentos nas margens do Capibaribe e elogiou Paulo Freire

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Carlos Andrade Lima tem 39 anos e é advogado com atuação no direito empresarial - Divulgação PSL

O programa Opinião Pernambuco, da TV Universitária Recife (canal 11), entrevistou Carlos Andrade Lima (PSL), na série de sabatinas realizadas com os candidatos à Prefeitura do Recife este ano. Na sabatina comandada pela jornalista Stella Maris Saldanha, o advogado de 39 anos e que atua na área de direito empresarial falou sobre seu alinhamento ideológico com Jair Bolsonaro, reaproveitamento de lixo, uso do rio Capibaribe e uma série de obras estruturais nas escolas públicas municipais.

Carlos Andrade Lima se apresenta como liberal e admirador do ministro da economia Paulo Guedes. “Defendo o liberalismo econômico, a defesa das liberdades, inovação, conservadorismo e ordem. Votei e sou apoiador do presidente Bolsonaro. Estou filiado ao PSL desde março deste ano, a convite de Luciano Bivar, que entendeu que o partido – que ficou tão grande em 2018 – precisava começar a formar quadros”, afirma. Andrade Lima diz não acreditar nas pesquisas de intenção de voto que o colocam com apenas 1%. “Estamos crescendo e vamos chegar ao 2º turno”, aponta.

O candidato explicou sua proposta para a educação, que consiste em dar vouchers para crianças estudarem temporariamente em instituições privadas enquanto a prefeitura reforma as escolas públicas. “Pretendemos reformular todas as escolas, começando pelas que têm piores índices no IDEB. Vamos levar os alunos momentaneamente para a rede privada de ensino”, diz Carlos. “Sabemos que cada aluno custa hoje cerca de R$900 por mês para a Prefeitura. Então vamos dar um voucher de um valor inferior a esse para a família colocar essa criança numa escola privada. Enquanto isso vamos reformular a estrutura física daquela escola pública”, garante.

Assista a entrevista na íntegra:

Segundo o candidato, apenas 27% das escolas públicas da rede municipal têm quadras poliesportivas e metade das instituições sequer possui sala de professores. “Quando os alunos voltarem às suas escolas já reformadas, vamos pegar outro grupo de escolas e fazer a mesma experiência”, diz. O candidato foi perguntado sobre o educador pernambucano Paulo Freire, estudado no mundo inteiro, mas alvo constante de ataques de bolsonaristas. “Paulo Freire é uma instituição pernambucana, um orgulho nosso. Mas há um distanciamento cultural e ideológico da forma de encarar a educação como ele encarava e a forma que o atual governo enfrenta”, resumiu.

O candidato fala constantemente de projetos “verdes” nas diversas áreas do programa de governo. Ele destaca mudanças na forma de coleta de lixo. “Vamos ter pontos de coleta na comunidade onde a pessoa poderá levar seu lixo e aquilo vai se tornar crédito em energia através de uma espécie de cartão cidadão, Ou mesmo o lixo pode ser transformado em madeira para a pessoa fazer algo na sua casa ou uma banca de colégio”, disse ele. Perguntado, o candidato disse que não vê responsabilidade política do governo Bolsonaro e o aumento das queimadas e desmatamento na Amazônia e Pantanal.

Andrade Lima critica o pouco uso do rio Capibaribe. “O projeto de navegabilidade anterior não respeitava a realidade do Capibaribe. Era um projeto para outro rio. O nosso é para barcos menores, tanto para travessia como para navegabilidade, bem mais simples. Óbvio que isso não resolve o problema de mobilidade do Recife, mas contribui com o turismo”, aponta Carlos. “E vamos investir em esportes náuticos e restaurantes nas margens. O que o poder público não precisa gastar com isso, mas incentivar o privado para fazer”, conclui.

Sobre segurança pública, o advogado prometeu reforçar a Guarda Municipal. “Vamos investir muito para aumentar o contingente da Guarda, treinar e armar. Não vamos admitir que o funcionário da Prefeitura que está ali para garantir segurança das pessoas e sua própria, está ali sem armas enquanto o bandido está armado”, promete o candidato. “Também vamos investir em instalação de câmeras e drones com reconhecimento facial e parcerias com o setor privado para revitalizar e iluminar áreas abandonadas”, completou.

Edição: Vanessa Gonzaga