Pernambuco

Eleições 2020

Marco Aurélio promete gestão “feijão com arroz” e fim de suposta “indústria da multa”

Candidato também prometeu Guarda Municipal com armas de fogo para atuar nos morros e contra flanelinhas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Formado em direito, Marco Aurélio foi vereador do Recife e agora é deputado estadual, tendo o posto de líder da oposição ao governo Paulo Câmara na Assembleia Legislativa. - Comunicação PRTB

O deputado estadual Marco Aurélio Medeiros (PRTB) foi o sétimo entrevistado do programa Opinião Pernambuco, que tem feito sabatinas com os candidatos a prefeito do Recife. Formado em direito e com pós-graduação em Ciência Política, Marco Aurélio é fundador da central sindical Força Sindical no estado, ainda nos anos 1990; foi vereador do Recife por um mandato e meio (2012-2018), que foi interrompido quando foi eleito deputado estadual (2018). É atualmente o líder da oposição ao governo Paulo Câmara na Assembleia Legislativa. O candidato prometeu ser um prefeito ativo nas ruas, armar a Guarda Municipal e implantar escolas militares. As entrevistas do Opinião Pernambuco são transmitidas às 19h30 na TV Universitária Recife (canal 11), na Rádio Universitária (99,9 FM) às 17h e ficam disponíveis no canal da TVU no Youtube.

Apesar de já haver classificado como “bomba” gerir o Recife, Marco Aurélio (PRTB) disse que seria um prazer governar a capital pernambucana e que a cidade está bem financeiramente. “Como vereador fui da Comissão de Orçamento e pude conhecer a saúde financeira do Recife, que naquela época era muito boa e ainda é boa hoje”, avaliou. “E vamos melhorar isso reduzindo a quantidade de cargos comissionados, de terceirizados, de secretários e executivos”, completou. “O Recife tem uma capacidade financeira boa, mas infelizmente essas administrações dos últimos 20 anos – que vem lá do PT (2001-2012) e PSB (2013-2020) – já deram a contribuição deles. Não estou aqui para condenar ninguém, mas a verdade é que nossa cidade está feia, triste e abandonada”, avaliou o deputado.

Ele costuma afirmar que é o único candidato no Recife que é “bolsonarista raiz”. Perguntado sobre seu bordão de “endireitar o Recife”, ele avalia que a capital pernambucana “já viu a cara da esquerda e agora é a vez da direita”. “Sem radicalismos, o que queremos é cuidar da cidade. Mas sou sim defensor de Bolsonaro e o vice-presidente general Hamilton Mourão é do meu partido”. E admitiu que é radical em alguns temas, mas prefere não falar sobre, pedindo que outras pessoas sigam o exemplo. “Do mesmo jeito que eu respeito mulher gay e homem gay, apesar de eles fazerem coisas que eu não aceito, eu acho que algumas pessoas de direita têm posições extremistas que deveriam guardar para eles”, pontua. Na sua opinião, a população não se importa com a forma que os líderes enxergam determinados temas, só querem que as questões concretas sejam solucionadas. 

Marco Aurélio também considera que “participação popular” é o prefeito estar junto à população, não necessariamente dar voz à população. “Não é fazer Orçamento Participativo, eleição, deixar o povo escolher... não, isso não funciona, está ultrapassado. A participação é comigo. Quem tem a obrigação de estar na rua é o prefeito, para ouvir esculhambação e também ideias”, opina. Outra coisa que precisa mudar, na sua avaliação, é a suposta nomeação de secretários que não conhecem a cidade.

Assista a entrevista na íntegra:

Para a educação, o candidato promete implantar o programa federal de escolas cívico-militares. “É uma opção para os pais. Nós não vamos transformar todas em cívico-militares, mas algumas, sim. Se o cara é de esquerda e não gosta de cantar hino nacional, ele coloca o filho em outra escola”, diz. Apesar de se colocar em defesa do ensino público, também defende a política de vouchers. “Nosso entendimento é que o ensino tem que ser público, não privado. Mas tem que ser em escola digna”, aponta. E completa. “Enquanto a gente não puder oferecer uma escola de qualidade ao recifense, sou favorável a que prefeitura dê um vale no valor do custo-aluno para ele estudar na escola particular”.

Na saúde, Marco Aurélio quer menos obras e mais atendimento nos bairros. “O idoso vai nos postos de saúde do bairro e falta médico e remédio. E aí a Prefeitura quer falar que tem Hospital do Idoso? O idoso precisa de atendimento do bairro. Esse hospital é só para propaganda”, afirmou. “No meu governo eu acredito no feijão com arroz”, completa. Mas promete construir UPAs Especialidades (UPA-E) para desafogar os hospitais de referência. Sobre transporte e mobilidade, o candidato falou em acabar com a suposta “indústria da multa” e ônibus melhor estruturados. “São mais de R$100 milhões arrecadados e nunca vi esse dinheiro ser usado para propaganda de educação no trânsito. E temos que chamar as empresas de ônibus que não prestam bom serviço e substituir por outras. Não dá mais para ter ônibus sem ar-condicionado, internet e entrada USB”, promete o candidato.

A principal proposta do candidato para a segurança pública é dar armas de fogo para a Guarda Municipal. “Hoje temos 2 mil guardas municipais, além da necessidade de concurso para mais mil. Imagine 3 mil homens e mulheres preparados, armados nas ruas do Recife. Agora precisa de uma corregedoria dura e rápida para punir quem fizer besteira”, se compromete Marco Aurélio. O candidato também aponta prioridades onde os guardas armados devem contribuir. “Quero a Guarda funcionando à noite, para não deixar o Recife dominado pelos flanelinhas. Quero a avenida Boa Viagem mais iluminada e com Guarda armada durante todo o dia para que a gente e os turistas possamos curtir tanto o centro como Boa Viagem”, disse. E também apontou para as periferias. “Temos muita beleza e muita cultura nos morros, mas muita gente não vai lá, nem os turistas, porque não tem segurança. Então a Guarda Municipal armada é importantíssima”, concluiu.

Edição: Vanessa Gonzaga