Pernambuco

Rádio

Revista Brasil de Fato: privatização do Sistema Único de Saúde é debatida

Médico e professor universitário, Aristóteles Cardona trata a importância do acesso gratuito à saúde para a população

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Cardona debate a quem interessa a privatização do SUS e avalia os ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema - Foto: Agência Brasil

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado em 1988 com o objetivo de seguir o art. 196 da Constituição Brasileira que diz que saúde é direito de todos e dever do Estado. O Sistema atende a 80% da população brasileira, o que representa aproximadamente 150 milhões de pessoas. Porém, frequentemente volta ao debate a ideia inconsistente de que a privatização do serviço poderia trazer benefícios ao Estado. Para falar sobre o tema, o Revista Brasil de Fato desta semana conversa com o médico Aristóteles Cardona, que é especialista em saúde da família e professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Dentre outras coisas, Cardona debate a quem interessa a privatização do SUS e avalia os ataques do presidente Jair Bolsonaro através dos cortes de gastos em saúde e declarações que deslegitimam o sistema. Ele também explica quais seriam os principais prejuízos à população brasileira caso não existisse o serviço. 

Ouça também a Radinho BdF, um programa produzido pela equipe do Brasil de Fato. O programa conta com o aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias. Nesta edição, a Radinho BdF fala sobre a autoproteção e como cuidar do próprio corpo. 

O Revista está na programação da Rádio Frei Caneca 101,5 FM todas as terças às 20h; na Rádio Brasil de Fato às quartas a partir das 13h e também como podcast nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.

Edição: Vanessa Gonzaga