Pernambuco

POLÍTICA

Conheça propostas dos candidatos a prefeito no Recife para a infância e adolescência

Saiba quais ações estão sendo pensadas na educação, cultura e lazer pelos principais candidatos

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Nas pesquisas de intenção de voto, João Campos (PSB) aparece como candidato mais citado, com 33% dos votos, seguido de Marília Arraes (PT), com 21% - Daniel Tavares/PCR

Neste domingo, 15 de novembro, os brasileiros e brasileiras saem para votar em seus candidatos para as eleições municipais. No Recife, 11 candidatos disputam o cargo de prefeito. O Brasil de Fato Pernambuco trouxe as propostas no que tange a infância e adolescência dos quatro candidatos mais citados como intenção de voto na última pesquisa do Ibope no Recife. O levantamento ouviu 1.001 eleitores entre 7 a 9 de novembro e coloca João Campos (PSB) como mais citado, com 33% dos votos. Em seguida, Marília Arraes (PT) com 21%; Mendonça Filho (DEM), com 17% e Delegada Patrícia (Podemos), com 12%. 

Confira as principais propostas, retiradas dos planos de governo divulgados por cada um dos candidatos: 

João Campos (PSB)

Em seu plano de governo, João cita infância e adolescência mais especificamente quando fala de educação e políticas assistenciais. Na educação, ele garante que sua gestão irá investir em políticas já existentes e ampliar seu alcance e eficiência. O candidato também afirma que irá implementar espaços para atividades que priorizem crianças com deficiência, limitação motora e cognitiva; e cita também a valorização dos profissionais da educação e do desempenho escolar. 

Outro destaque é a formação empreendedora e a oferta de cursos profissionalizantes. Ele ainda fala sobre fortalecer as políticas assistenciais sociais na cidade, expandindo a rede e construindo novos equipamentos necessários. João afirma que irá fortalecer relações comunitárias e abrir oportunidades para jovens da periferia. 

Marília Arraes (PT)

Marília cita a infância e a juventude em seu plano de governo nos eixos de educação, cultura, esporte e lazer. Ao falar de educação, ela reforça a importância de fortalecer as escolas municipais. No que tange à cultura, o plano afirma que a gestão irá executar uma Política de Cultura como direito básico do cidadão, sobretudo nos territórios periféricos. Ela também enfatiza a necessidade de garantir o acesso ao esporte e lazer à todas as idades nas comunidades. 

Arraes aponta ações para o combate à violência contra a juventude negra. Para isso, ela indica a necessidade de combater o racismo estrutural através da promoção de políticas transversais de promoção da igualdade racial, de oportunidades e da adoção de programas que, por exemplo, reduzam a mortalidade. Além disso, Marília destaca a importância da erradicação do trabalho infantil, do combate à violência contra crianças e adolescentes, em particular a violência sexual. 

Mendonça Filho (DEM) 

Em seu plano de governo para prefeito, Mendonça defende a Escola em Tempo Integral para o Ensino Fundamental. Mendonça fala sobre ampliar e qualificar a oferta de Educação Infantil, com prioridade do acesso às vagas para as famílias em condição de maior vulnerabilidade social. O candidato coloca como compromisso o combate à evasão escolar. Sobre crianças com necessidades especiais, ele fala que sua gestão irá preparar a rede municipal para recebê-las, garantindo, quando necessário, a assistência individualizada. 

Mendonça também menciona a pretensão de aderir ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares e fala sobre fomentar a inserção qualificada do jovem no mercado de trabalho e o empreendedorismo nas periferias. Outro objetivo seu é a consolidação da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sem a adoção do que ele nomeia como ideologias, dando como exemplo a ideologia de gênero. 

Patrícia Domingos (Podemos)

Patrícia Domingos cita a infância ou juventude no seu plano de governo quando fala de educação e segurança pública. Ela fala sobre a implementação de um conjunto de políticas para as estruturas formativas, entre elas, o ensino básico. Patrícia reforça que a perspectiva é fomentar o empreendedorismo e a educação financeira. 

Ela aponta, também, a importância da segurança pública e afirma que serão promovidos cursos e atividades voltados para a juventude, para, segundo o plano, afastá-los das drogas e dos crimes violentos.

Edição: Vanessa Gonzaga