Pernambuco

Eleições 2020

Em Pernambuco, Jaboatão reelege Anderson Ferreira (PL) no 1º turno com 54,3%

Daniel Alves (MDB) teve 30,7% dos votos, mas não chegou ao 2º turno; Na Câmara, todos os 27 eleitos são de direita

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Anderson Ferreira já foi deputado federal, tem sua trajetória ligada às igrejas neopentecostais e conta ainda com pai, irmão e cunhado com mandatos - Comunicação PL

Neste domingo (15) a maioria dos 450 mil eleitores jaboatoneses escolheu continuar com a gestão Anderson Ferreira (PL) por mais quatro anos. Ferreira obteve uma vitória com ampla margem, alcançando 144,5 mil votos, ou 54,26% dos votos válidos. O prefeito, que já foi deputado federal, tem sua trajetória política ligada às igrejas evangélicas neopentecostais e conta ainda com pai, irmão e cunhado com mandatos. Anderson conseguiu montar uma coligação que unificou 14 partidos de direita. O desafio da oposição era forçar um 2º turno, mas não obtiveram sucesso. Jaboatão fica na região metropolitana do Recife, tem a segunda maior população e PIB do estado.

Entre os candidatos de oposição, o professor Daniel Alves (MDB), apoiado pelo PT e pelo PSB, obteve 81,8 mil votos, ou 30,71% dos votos válidos. Ele é vereador em primeiro mandato e já se lançou ao Executivo. Agora estará sem mandato pelos próximos anos. A candidata Maíra Vilar (PDT), advogada e professora, alcançou 19,9 mil votos, ou 7,47% dos votos válidos.

Também disputaram o Executivo o ex-deputado Eduardo Porto (PTC), que teve 2,7% dos votos; Arnaldo Delmondes (PCdoB), que fez 1,9%; Belarmino Silva (AVA), 1%; Pastor Severino (DC), 0,8%; Adelson Veras (PRTB), 0,5%; Serginaldo Santos (UP), 0,3%; Joaquim Barreto (PMB), 0,3%; e Ubiracy Olímpio (PCO), 0,0%.

Câmara de Vereadores


A composição atual da Câmara Municipal de Jaboatão conta com 27 parlamentares, nenhum em partidos de esquerda. A maior bancada é a do PL (16 vereadores) e REP (5), contando ainda com MDB (2), PSD (1), PTC (1), PODE (1) e AVA (1). Entre eles havia apenas uma mulher, Irmã Babate (PL), ante 26 homens. Ela não conseguiu ser reeleita. Na nova composição para a legislatura 2021-2024 o número de mulheres se mantém em apenas uma, que agora é Jacinta (PSC). O número de partidos na Câmara subiu de 7 para 13. Os partidos de esquerda, que antes não possuía mandatos, agora terá um: Wando do Zé Bom (PCdoB).

O PL do prefeito reeleito segue com a maior bancada e teve os 7 vereadores mais votados. Mas a bancada que era de 16 caiu para 9 parlamentares. São eles Marlus Costa, Adeildo da Igreja, Eurico Moura, Jailton, Charles Motorista, Alberto, Nado do Caminhão, Nando Ceres e Neneca do Piston. Também cresceram as bancadas do PSC (4) e do PTB (3). Pelo PSC foram eleitos Pastor Ginaldo, Neco Filho, Jacinta e Eneias. Pelo PTB foram Juca da Laje, Manoel de Moura e Jorge Junior. O PSD fez dois: Irmão Dé e Márcio do Curado. Com um vereador apenas há o CD (Lica do Microônibus), REP (Didinho), PTC (Melque Almeida), DEM (Nando Campos), PATRI (Rogério Melo), PODE (Belarmino Sousa) e PROS (Júnior da Farmácia).

Edição: Vanessa Gonzaga