Pernambuco

Eleições 2020

Lupércio (SD) é reeleito no 1º turno em Olinda; João Paulo (PCdoB) faz 23,3%

João Paulo reuniu as principais forças de esquerda, mas não chegou a 30%; PCdoB geriu a cidade por 16 anos (2000-2016);

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Lupércio (SD) foi vereador, deputado estadual e tem sua trajetória política ligada a grupos religiosos e comunidades terapêuticas - Comunicação Solidariedade

A população de Olinda decidiu seguir com a gestão de Lupércio Nascimento (SD) por mais quatro anos. O prefeito obteve ampla vantagem e, com 123,5 mil votos, ou 63,6% dos votos válidos, conquistou seu segundo mandato à frente da Marim dos Caetés. Seu principal adversário foi João Paulo (PCdoB), ex-prefeito do Recife e que conseguiu reunir nessa candidatura as principais forças de esquerda do estado: PSB, PT e o seu PCdoB, mas obteve 45,3 mil votos (23,3% dos votos válidos). Lupércio foi vereador de Olinda, deputado estadual por apenas dois anos e já conseguiu ser eleito prefeito, cargo para o qual acaba de ser reeleito. Ele tem sua trajetória política ligada a grupos religiosos e comunidades terapêuticas.

Além de João Paulo (PCdoB), a oposição contou ainda com mais oito candidatos, mas foi insuficiente para forçar um 2º turno em Olinda. Com exceção do candidato do PCdoB, nenhum dos demais opositores teve votação expressiva. Participaram do pleito Celso Muniz (MDB), 6%; Jorge Federal (PSL), 3%; Guto Santa Cruz (PDT), 1,4%; Armando Sérgio (AVA), 0,9%; André Azevedo (DC), 0,8%; Tota (PMN), 0,7%; Marcos Freire (REDE), 0,2%; e Marina Dias (PCO), 0,1%.

Câmara de Vereadores


A composição atual da Câmara Municipal de Olinda conta com 17 parlamentares de 11 diferentes partidos. A sigla que tem maior bancada é a do partido do prefeito, o SD, que conta com 4 vereadores, seguido de PSL, REP e PSD, todos com 2 parlamentares. Com um vereador tem PCdoB, MDB, PSDB, PSC, CD, PRTB e PATRI. Há apenas duas mulheres entre eles, que são Denise Almeida (REP) e Graça Fonseca (SD), sendo que esta última não tentou reeleição.

A nova composição da Câmara de Olinda para a legislatura 2021-2024 terá duas mulheres. Dete Silva (PCdoB) fará companhia a Denise Almeida (REP), reeleita. No campo progressista foi eleito ainda Vinícius Castello (PT) e Everaldo Silva (PDT). O PSB não elegeu nenhum parlamentar. Na nova legislatura serão quatro vereadores de partidos do campo progressista, enquanto atualmente há apenas um.

A composição segue bastante pulverizada. A bancada do SD do prefeito Lupércio caiu de 4 para 3: Saulo Holanda, Felipe Nascimento e Biai; com dois vereadores cada vêm o CD (Jesuíno Araújo e Bruno D’Melo), REP (Denise Almeida e Márcio Barbosa) e o PSD (Tonny Magalhães e Flávio Nascimento). Além dos já mencionados PSOL, PDT, PT e PCdoB, também com um vereador apenas estão MDB (Mizael Prestanista), PSC (Labanca), PSL (Ricardo Sousa), PMB (Tostão de Olinda), PL (Jojó Guerra) e PRTB (Irmão Biá).

Edição: Vanessa Gonzaga