Pernambuco

AGENDA CULTURAL

Aldeia do Velho Chico se reinventa e mistura apresentações virtuais e presenciais

A programação acontece em Petrolina com apresentações musicais, performances, estreia de podcasts e videoconferências

Brasil de Fato | Petrolina (PE) |
Um dos destaques da programação é a cantora baiana Josyara - Divulgação

Tradicionalmente realizada no mês de agosto, este ano a Aldeia do Velho Chico – Festival de Artes do Vale do São Francisco, ganhará nova data e formato. O evento, realizado pelo Sesc Petrolina, acontecerá de 16 a 22 de novembro de forma online, por meio de plataformas virtuais, e presencial, com espetáculos no Teatro Dona Amélia e na Ilha do Massangano.

Com o tema “Territórios imaginados, mundos possíveis”, a 16ª edição da Aldeia propõe repensar o mundo através do diálogo de saberes, do intercâmbio entre pessoas e da reflexão sobre temas urgentes de nossa sociedade. “Tivemos que reinventar as ações do projeto para conseguirmos manter sua identidade, como também, para seguir os protocolos de segurança preservando a saúde dos artistas e dos públicos”, explica o supervisor de Cultura do Sesc Petrolina, André Vitor Brandão.

Durante a Aldeia, serão realizadas mais de 40 atividades culturais. Na programação, estão a realização de oficinas, apresentações musicais, performances, painéis de conversas, apresentação de podcasts, videoconferências, entre outras atividades. Se apresentam no festival a baiana Josyara, Camila Yasmine (PE), Márcia Castro (BA), Grupo Magiluth (PE), Alexandre Américo (RN), Cláudia Truká (PE),Cambar Coletivo (SP) e mais.

Para garantir os cuidados sanitários, o evento implantou diversas medidas e o uso de máscaras será obrigatório. O Teatro Dona Amélia vai funcionar com a capacidade reduzida em 50%. Para as ações virtuais os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma cursos.sescpe.com.br, assim como para espetáculos no teatro que terão transmissão via streaming.

Nos locais de eventos presenciais, uma equipe orientará o público sobre os cuidados para prevenção da Covid-19 e importância de respeitar as marcações de distanciamento, além de haver álcool em gel nos ambientes. O acesso ao teatro será liberado uma hora antes dos espetáculos para evitar aglomeração. A prOgramação completa com valores e formatos está disponível no site do Sesc PE

Edição: Vanessa Gonzaga