Pernambuco

Rádio

Revista Brasil de Fato: a importância de cuidar da saúde mental

Rita Acioli, enfermeira e militante do Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial Libertando Subjetividades, é a convidada

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Rita explica o porquê da existência de serviços e políticas públicas que supram a necessidade do cuidado a saúde mental - Foto: Agência Brasil

A primeira fase da pesquisa do Ministério da Saúde, que reuniu informações sobre a saúde mental dos brasileiros durante a pandemia da covid-19, mostrou que 85,5% dos entrevistados sofreram de ansiedade; 45,5% de transtorno de estresse pós-traumático; e 16% de depressão grave. 

A importância de cuidar da saúde mental vem sendo um tema cada dia mais relevante e, por isso, o Sistema Único de Saúde oferece diversos serviços psicológicos, psiquiátricos e multidisciplinares voltados para isso. Para falar sobre o tema, o Revista Brasil de Fato desta semana entrevista Rita Acioli, enfermeira e militante do Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial Libertando Subjetividades. Rita explica o porquê da existência de serviços e políticas públicas que supram a necessidade do cuidado a saúde mental. 

O programa traz, ainda, o primeiro episódio da segunda temporada da série "Brasil Profundo", que faz parte do podcast Sertões de Fato, produzido em parceria com o Brasil de Fato Pernambuco. Neste episódio, Marco Túlio viaja até Exu, no sertão pernambucano, terra de Luiz Gonzaga. 

O Revista está na programação da Rádio Frei Caneca 101,5 FM todas as terças às 20h; na Rádio Brasil de Fato às quartas a partir das 13h e também como podcast nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.

Edição: Vanessa Gonzaga