Rio Grande do Sul

Eleições 2020

Justiça nega pedido de Sebastião Melo para retirar propaganda de Manuela do ar

Melo havia registrado ocorrência policial contra Manuela, por publicidade que mostrava falas racistas de aliados do MDB

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Juiz nega pedido para retirar campanha de Manuela do ar - Reprodução Manuela D'Avila

Na tarde de hoje (25), o candidato à Prefeitura de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), foi até o Palácio da Polícia para registrar ocorrência policial contra a adversária Manuela D'Ávila (PCdoB), alegando ter sido acusado de racista pela campanha eleitoral da candidata. O candidato do MDB pediu a instauração de um inquérito criminal e a retirada da dita peça publicitária de circulação, pedido que foi negado pelo juiz eleitoral da 161ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional, Leandro Figueira Martins.

 


Ocorrência policial foi feita no final da manhã desta quarta-feira (25) / Reprodução

Sobre a decisão judicial, a candidata Manuela se manifestou:

"Meu adversário tenta criar um fato eleitoral diante da incapacidade de dizer que discorda das declarações literais de seus aliados. Seria tão mais simples dizer: não concordo com Mourão e Valter. Mas não, ele age contra mim que denuncio declarações racistas. Ele vai na delegacia pra tentar esconder seus aliados. Mas o povo tem o direito de saber quem são suas companhias nessa caminhada".

A candidata se refere ao vídeo de sua campanha que motivou a ocorrência de Melo, onde se exibem falas racistas de diversos apoiadores da candidatura Melo, como o ex-candidato Valter Nagelstein e o vice-presidente Mourão. A candidata ainda afirmou que pretende fazer Melo responder judicialmente por uma ação de dano moral por injúria e difamação e também por denunciação caluniosa.

O tema das notícias falsas têm sido muito presente nessa disputa eleitoral. Na ocasião da ida ao Palácio da Polícia, Melo comunicou que acionou a Justiça Eleitoral, por este ter sido o terceiro caso de notícias falsas contra sua campanha. Por outro lado, somente no primeiro turno, Manuela D'Ávila conseguiu na justiça o direito de derrubar mais de meio milhão de notícias falsas sobre sua pessoa e candidatura.

"A verdade vai vencer o ódio"

Preocupada com o tema, o mandato da deputada federal Maria do Rosário vai promover uma live sobre a disseminação de mentiras e notícias falsas, convidando a relatora no Congresso Nacional da CPMI das Fake News, a deputada federal Lídice da Matta (PSB/BA) e o coordenador jurídico da campanha de Manuela, Lucas Lazari.

Será hoje (25), às 19h no canal do Youtube e Facebook da deputada.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
 

Edição: Katia Marko