Pernambuco

ELEIÇÕES 2020

Paulista tem segundo turno entre Yves (MDB) e Padilha (PSB)

Padilha tenta manter grupo do PSB no poder, mas Yves construiu arco de alianças maior

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Nas duas semanas de campanha para o 2º turno, Francisco Padilha (PSB) apostou no apoio dos vereadores eleitos e Yves recebeu apoio de Fábio Barros (PDT) e da deputada estadual Teresa Leitão (PT) - Reprodução/Wikimedia Commons

Assim como no Recife, os dois candidatos que estão no 2º turno representam projetos que já passaram pela prefeitura recentemente. De um lado, Francisco Padilha (PSB), que integrou a gestão do atual prefeito Júnior Matuto (PSB), colhendo eleitoralmente as vantagens de ter apoio da atual gestão, mas também as desvantagens de ser associado a um prefeito acusado de corrupção e por duas vezes afastado da prefeitura. De outro lado, Yves Ribeiro (MDB), que já foi prefeito do Paulista por dois mandatos, foi prefeito de outros dois municípios. No 1º turno, Yves Ribeiro (MDB) liderou a corrida, alcançando os 51,3 mil votos (35%), enquanto Francisco Padilha (PSB) obteve 38,4 mil votos (26,1%).


Nas duas semanas de campanha para o 2º turno, Francisco Padilha (PSB) apostou no apoio dos vereadores eleitos, já que a maioria o apoia; afirmando sua “juventude” (ele tem 38 anos) como algo positivo, em oposição ao adversário, que tem 72 anos; e principalmente Padilha destaca ser filho da terra e promete uma gestão “paulistense”, enquanto o adversário vem de outro município – Yves é nascido em Igarassu e já foi prefeito de sua cidade natal, além de Itapissuma e por último Paulista.


Do outro lado, Yves Ribeiro (MDB) destacou a experiência e o trabalho já realizado: além da idade, já foi prefeito do Paulista por dois mandatos (2005-2012). O candidato do MDB também tem se afirmado “ficha limpa”, em oposição à atual gestão. Yves recebeu apoio do atual vereador e candidato derrotado à prefeitura, Fábio Barros (PDT), e da deputada estadual Teresa Leitão (PT), cujo partido integra a base de Francisco Padilha (PSB). As pesquisas mostram ampla vantagem do candidato do MDB.

Edição: Vanessa Gonzaga