Pernambuco

ESPORTES

Com Íbis na briga, começa fase decisiva da Segundona do Pernambucano

Das 13 equipes na competição, passaram de fase Vera Cruz, Íbis, Sete de Setembro, Centro Limoeirense, Ypiranga e Porto

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Em Santa Cruz do Capibaribe o Ypiranga encara o Íbis nesta quarta (02) - Michel Fotógrafo

Teve início nesta quarta-feira (25) a segunda e última fase da Série A2 do Campeonato Pernambucano. O torneio já não tem fase mata-mata. Das 13 equipes na competição, chegaram ao hexagonal decisivo o Vera Cruz (17 pts), Íbis (13pts), Sete de Setembro (11pts), Centro Limoeirense (10pts), Ypiranga (10pts) e Porto (9pts). No hexagonal zera os pontos e joga-se apenas jogos de ida (cinco rodadas). Campeão e vice garantem vaga na 1ª divisão estadual, prevista para começar em fevereiro.


Na rodada de abertura o Centro Limoeirense goleou o Ypiranga por 3x0; o Vera Cruz bateu o Sete de Setembro por 2x0; e o Íbis foi derrotado pelo Porto por 1x0. Na próxima quarta-feira (dia 2), o Porto (3º) enfrenta o Vera Cruz (2º), em Caruaru; o Sete de Setembro (5º) recebe o Centro Limoeirense (1º) em Garanhuns; enquanto em Santa Cruz do Capibaribe o Ypiranga (6º) encara o Íbis (4º).


Na primeira fase deram adeus à competição o tradicional América (que apesar dos 13 pontos, ficou em 3º no seu grupo), o Ipojuca, Pesqueira, Timbaúba, Ferroviário de Bezerros, Cabense e 1º de Maio. Os quatro do hexagonal que não conquistarem acesso se somam a América, Ipojuca, Pesqueira, Timbaúba e os dois rebaixados da divisão principal do estadual: Decisão (de Bonito) e Vitória (de Santo Antão). As 10 equipes jogarão a Série A2 estadual em 2021.


Por outro lado, Cabense (do Cabo), 1º de Maio (de Petrolina) e Ferroviário (de Bezerros) estão rebaixados à inédita 3ª divisão estadual. O rebaixamento do Ferroviário ainda pode ser alvo de judicialização, já que as equipes jogaram em grupos diferentes, com quantidades de adversários e jogos diferentes e o regulamento não define o critério de classificação. O Ferroviário teve 6 pontos em 8 jogos (25% de aproveitamento), enquanto o Timbaúba fez 5 pontos em 6 jogos (28% de aproveitamento). Os rebaixados jogarão a Copa Pernambuco, que agora passa a funcionar como uma 3ª divisão do campeonato estadual, com equipes amadoras e limite de idade.

Edição: Vanessa Gonzaga