Pernambuco

POLÍTICA

Saiba como ficará a composição da Câmara de Vereadores do Recife para 2021

Série de matérias do Brasil de Fato Pernambuco mostra a trajetória e posição ideológica de todos os vereadores eleitos

Brasil de Fato | Recife (PE) |
camara de vereadores do recife
Dos 39 vereadores em exercício, 21 conseguiram se reeleger (54%) e 18 deixarão a casa - Divulgação/Câmara de Recife

A partir de fevereiro de 2021 a Câmara Municipal do Recife terá muitas caras novas. Dos 39 vereadores em exercício, 21 conseguiram se reeleger (54%) e 18 deixarão a casa, dando lugar aos novos eleitos pela população recifense. A renovação atingiu a todos os grupos, mas enquanto a centro esquerda e o “centrão” perderam cadeiras, o “bolsonarismo” avançou, mantendo seus vereadores e conquistando novos. Para compreender melhor a composição da Câmara Municipal do Recife nos próximos quatro anos, o Brasil de Fato Pernambuco inaugura hoje uma série de 3 matérias com a composição da Câmara organizada a partir dos candidatos de esquerda, do centro e de direita eleitos.

Cenário polarizado

Os 12 partidos que compuseram a coligação que garantiu João Campos (PSB) na prefeitura, as siglas elegeram, somadas, 25 vereadores, garantindo não só a maioria (20 vereadores), como ficando a apenas um de uma maioria absoluta (26) da casa legislativa.

A coligação que elegeu João Campos (PSB) já lhe garante uma base de apoio que deve contar com os 12 vereadores do PSB, além dos parlamentares do PP (4), do PCdoB (2), do SD (2), AVA (2), do REP (1), do MDB (1), PROS (1). Eles totalizam 25, mas no 2º turno o futuro prefeito contou com o apoio de Júnior Bocão (CD), único parlamentar do partido de Daniel Coelho, que é opositor do PSB.

 Com isso, o Campos já deve largar com 26 parlamentares em sua base, o que corresponde a dois terços da casa. No entanto, diferente das gestões de Geraldo Julio, o futuro prefeito João Campos terá uma oposição qualificada à esquerda de pelo menos dois vereadores do PSOL e uma (podendo ser os três) do PT, além de um bloco de oito prováveis opositores à direita. 

No Recife, durante os dois turnos, foram contabilizados 798.791 votos válidos, sendo 45.448 brancos, 82.928 nulos e 230.157 abstenções. Uma pesquisa publicada pelo Datafolha no último dia 27 aponta que 56% não costuma acompanhar as atividades do vereador em quem votou. Entre os 44% que acompanham, os elementos mais observados são as causas que o legislador apoia, as notícias sobre ele na imprensa e suas redes sociais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE) com o número PE-06935/2020 com  1.036 eleitores do Recife tendo 3 pontos percentuais de margem de erro para mais ou para menos e com nível de confiança de 95%.

 

 

Edição: Vanessa Gonzaga