Pernambuco

TRADIÇÃO

116ª Festa do Morro acontece neste ano com medidas contra o Coronavírus

Famosa pela grande quantidade de fiéis que frequentam o Santuário, festa tem mudanças significativas durante pandemia

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Para quem deseja acompanhar a programação pessoalmente, os organizadores reforçam o cuidado com a segurança sanitária e as normas adotadas - Andrea Rego Barros/PCR

Para quem planejou para subir ao Morro da Conceição, zona Norte do Recife, nesta terça-feira (8), data dedicada à Virgem da Conceição, precisa ter bastante atenção para as medidas de segurança sanitárias contra o coronavírus. 

Famosa pela grande quantidade de fiéis que frequentam o Santuário de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a Festa do Morro esse ano já está sendo bastante diferente, desde sua preparação, marcada por muita preocupação e cautela com a saúde. Segundo Taíse Regina Lima da Silva, que faz parte da juventude da Igreja Nossa Senhora da Conceição e é voluntária do setor de acolhida e limpeza do evento, os encontros das equipes de quem trabalha na infraestrutura foram virtuais. "Demos preferência em não nos reunimos com as equipes como um todo, e fizemos as instruções com os voluntários de forma online por um aplicativo. Em alguns casos, fizemos alguns vídeos explicativos. Só tivemos reuniões com a coordenação sobre as medidas de segurança", conta.

O clima do Morro tem causado estranhamento, desde os primeiros dias que marcam a  116ª edição da festa, em que o número de pessoas têm sido menor do que o habitual. "O Padre já vinha pedindo para que as pessoas viessem pagar suas promessas antes do dia 8, que não viessem em grandes grupos, para não ter aglomeração. Dentro da igreja estamos pedindo para que não sentem mais de duas pessoas por banco, mesmo que seja da mesma família. A portaria está sendo controlada. Para fazer orações, a gente está limitando o tempo, para que todos tenham o acesso à imagem da santa. Tudo isso é um pouco estranho, porque sempre foi um lugar de acesso livre", ressalta a voluntária.

Além disso, outras medidas para a  segurança estão sendo implementadas. Dentro do templo, para assistirem às missas, tem 120 bancos, para duas pessoas cada, totalizando 240 pessoas dentro do santuário. Na parte de fora, foram colocadas duas tendas e 300 cadeiras, com distanciamento de 1,5 metro entre elas. O velário está isolado, portanto, os voluntários recebem as velas, higienizam e acendem. No entorno da santa, existem marcas no chão que determinam o distanciamento entre os fiéis.

Para o dia 8 de dezembro, oito missas serão realizadas (0h, 2h, 4h, 6h, 9h, 12h, 14h e 16h). A solenidade da Imaculada Conceição, que encerra a festa, vai ser presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, às 19h. Todas as celebrações estão sendo transmitidas através do YouTube, no canal Santuário Morro da Conceição.

A orientação da Arquidiocese é de que pessoas do grupo de risco fiquem em casa e acompanhem de forma online.  As missas das 4h e das 19h serão transmitidas também pela TV Pai Eterno.

Para quem for presencialmente, Taíse faz um apelo para que tudo ocorra de forma positiva. "Nós pedimos que os fiéis tenham paciência e consciência de que estamos vivendo de uma maneira diferente e que eles entendam que nós que estamos ali pedindo que mantenham o distanciamento, que não dá para ficar muito tempo na área da imagem, para que outras pessoas também possam fazer sua oração, queremos o bem comum", relembra.

Edição: Vanessa Gonzaga