Pernambuco

POLÍTICA

II Fórum de Mulheres Negras e Poder do Nordeste acontece nesta quinta-feira (10)

Evento fará balanço da luta eleitoral e vai traçar desafios para os movimentos de mulheres negras

Brasil de Fato | Recife (PE) |
84.418 mulheres negras foram candidatas à vereança em 2020, mas apenas 3.634 foram eleitas - Divulgação Campanha Eu Voto em Negra

As eleições municipais de 2020 mostram novos comportamentos na vida política do país. Pela primeira vez o número de pessoas negras candidatas superou o número de pessoas brancas, mas a presença das mulheres negras nos cargos públicos ainda são tímidos. Para discutir esse e outros temas, acontece nesta quinta (10) e sexta (11) o II Fórum de Mulheres Negras e Poder do Nordeste, em plataforma virtual. O evento traz o tema “Decolonizando a Política” e tem a expectativa de ter a presença de mais de mais de 100 mulheres negras que participaram da jornada eleitoral nas eleições municipais. 

O encontro será realizado em dois dias em formato de painéis com análise das eleições e perspectivas futuras para as mulheres negras nos espaços de decisão. O primeiro dia é aberto ao público com transmissão online, já o segundo dia é fechado para as participantes. O evento tem como objetivo avaliar as ações voltadas para o fortalecimento de candidaturas de mulheres negras no Nordeste no pleito das eleições 2020. Para acompanhar a programação desta quinta-feira (10), que é aberta ao público, é só acessar o canal da campanha Eu Voto em Negra.

O Fórum faz parte do Projeto Mulher Negra e Democracia, impulsionado pela Casa da Mulher do Nordeste, Centro das Mulheres do Cabo, Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste, em parceria com a Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e a Rede de Mulheres Negras do Nordeste, com o apoio do Fundo Mujeres Del Sur.


Balanço das Eleições

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, em números totais, 84.418 mulheres negras foram candidatas à vereança em 2020, mas apenas 3.634 foram eleitas, representando 6% nas novas câmaras municipais. Já em Pernambuco, das 35 prefeitas eleitas, 11 são negras e pardas, e das 287 vereadoras, 140 são negras e pardas.

Edição: Vanessa Gonzaga