Receio de surto

Alerta no Brasil: programa Bem Viver pauta reconhecimento de "superfungo" no país

Nesta semana a Agência Nacional de Vigilância Sanitária notificou a presença do candida auris em hospital baiano

Ouça o áudio:

O primeiro caso registrado de candida auris foi há 10 anos, no Japão - Tânia Rêgo / Agência Brasil
Além de ser resistente a medicamentos, o "superfungo" leva a morte em 60% dos casos

O programa Bem Viver desta quinta-feira (10) reforça o alerta sobre as precauções diante da possibilidade de surto do fungo candida auris no Brasil. O "superfungo" foi encontrado em paciente que contaminado pelo coronavírus em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Bahia.

O comunicado é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que adverte a complexidade e alta taxa de letalidade do organismo. 

O infectologista Antônio Bandeira, que  integra a diretoria da vigilância epidemiológica da Bahia, destaca o que o candida auris pode causar no corpo humano: "doenças sistêmicas, infecções de corrente sanguínea, infecções de feridas cirúrgicas e até infecções otológicas. É um fungo que habita geralmente ambientes hospitalares e têm essas característica de maior resistência aos antifúngicos", relatou à Rádio Nacional. 

:: Brumadinho: sem acordo com a Vale, auxílio emergencial é prorrogado até janeiro ::

A edição também apresenta o segundo capitulo do especial Grande Sertão Ameaçado, uma narrativa sobre a luta e resistência do povo geraizeiro que habita o norte de Minas Gerais. Neste capítulo, as histórias apresentam as consequências do monocultivo de eucalipto na região. José Maria Gonçalves, nascido e criado no território mineiro, relata alterações no solo e desaparecimento de animais típicos da fauna local. 

Saiba mais: parte 1: Grande Sertão Ameaçado: os geraizeiros diante do megaprojeto de mineração chinês

Ainda sobre as particularidades do Cerrado, o quadro semanal do programa Alimento é Saúde destaca os benefícios da planta mama-cadela, uma espécie nativa do bioma. Com um sabor marcante e adocicado, quando consumida in natura, a mama-cadela é também utilizada para fins medicinais, no tratamento de enfermidades como o vitiligo, bronquite, úlcera gástrica e resfriados. 

:: Entrevista: com liberação recorde, governo fomenta violações com uso de agrotóxicos ::

O Bem Viver adentra também a campanha "Natal Sem Veneno", articulada pelo Movimento de Pequenos Agriculturores (MPA). Em sua quinta edição, a iniciativa mantém a busca pela garantia de alimentação saudável na mesa dos trabalhadores do campo e da cidade durante as celebrações de fim de ano. A meta é superar em 2020 a marca de meia tonelada de alimentos entregues no ano anterior. Para entender melhor a ação, o programa conta com a participação de Leomar Lírito, integrante da direção nacional do MPA. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir