Agroecologia

Você sabe o que é um quintal produtivo? Confira no programa Bem Viver

Plantar ao redor de casa é uma forma de valorizar o território e criar estratégias com convivência com a biodiversidade

Ouça o áudio:

Quintal produtivo da agricultora Sara Maria na área rural de Cubati (PB). - Arquivo Pessoal de Sara Maria
Lição agroecológica: aproveite bem cada pedacinho de terra

A primeira edição de 2021 do programa Bem Viver apresenta a proposta agroecológica dos quintais produtivos. Essa prática é feita com pequenas produções de alimentos ao redor de terrenos residenciais, como por exemplo, um quintal produtivo comunitário em zona urbana ou nas proximidades de uma casa em uma zona rural. 

:: Chocolate Terra Vista: o sabor que vem da produção sustentável ::

No município paraibano de Cubati, a agricultura Sara Maria é um exemplo do potencial produtivo dos quintais. Ela afirma que além de proporcionar conhecimento sobre agroecologia, a iniciativa é também uma terapia. A agricultora destaca a possibilidade de gerar renda com o quintal produtivo diante das perspectivas de convivência com o clima semiárido.

 "Quando vem a estiagem é dentro do nosso quintal produtivo que conseguimos produzir, e o excedente chega até a vender e trazer renda para dentro de casa”, afirma a agricultura agroecológica.

:: Você sabe o que é a Política Estadual de Convivência com o Semiárido? ::

O programa aborda também a culinária tradicional brasileira. O destaque da vez é para de alimentos derivados do milho, como cuscuz, mingau, fubá e a típica canjica doce. Entretanto, no Brasil, a produção limpa e saudável desses alimentos é constantemente ameaçada pelos agrotóxicos e sementes geneticamente modificadas em laboratório, pelo conhecido processo de transgenia.

:: Milho transgênico contamina sementes crioulas de agricultores familiares ::

Uma resistência em defesa do patrimônio genético e saudável do milho é a experiência da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), localizada em Irecê (BA). O grupo mantém a produção de alimentos com milho crioulo, desafiando o modelo do agronegócio e criando estratégias para evitar a contaminação genética e por venenos.  

:: Rede de sementes do Xingu é premiada por iniciativa agroecológica :: 

Ainda no tema da alimentação, o Bem Viver compartilha as dicas para preparar um delicioso e saudável bolo de banana sem glúten e sem lactose. No quadro Comida de Verdade a cozinheira Letícia Massula apresenta um bolo em que a massa da receita é preparada com farinha de amendoim e bananas maduras. Essa é uma das receitas presentes no blog Cozinha da Matilde

:: Sorvete de banana com apenas um ingrediente :: 

O Bem Viver pauta também o coronavírus, e a ecoa a pergunta que não quer calar. Quando teremos a vacina? Com quase 11 milhões de pessoas imunizadas em mais de 29 países, o Brasil continua sem um plano nacional de vacinação consolidado. Até o momento, nenhum laboratório solicitou registro de vacina para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Daniel Lamir