Pernambuco

Tempo de andada

Período de defeso do caranguejo-uça vai de 14 a 19 de janeiro

Neste período, é proibida a captura desse crustáceos

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Agentes da CPRH percorrerão pontos do litoral pernambucano para identificar se as determinações estão sendo cumpridas - Prefeitura de Aracruz

A Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) será responsável pela fiscalização da andada do caranguejo-uçá (ucides cordatus) em quatro períodos de defeso ao longo de 2021 em Pernambuco. Os períodos serão de 14 a 19 de janeiro; de 29 de janeiro a 3 de fevereiro; de 28 de fevereiro a 5 de março; e de 29 de março a 3 de abril.

Popularmente conhecido como "tempo de andada", os períodos reprodutivos dos caranguejos fazem com que eles deixem suas tocas em busca de companhia para acasalar e liberar ovos. Neste período, é proibida a captura desse crustáceos, assim como transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização, segundo a portaria número 325 do Diário Oficial da União. 

Por isso, os agentes da CPRH percorrerão pontos do litoral pernambucano para identificar se as determinações estão sendo cumpridas. O texto da portaria vale até 2024 e, além de Pernambuco, se aplica aos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia. 
 

Edição: Monyse Ravena