Rio Grande do Sul

Política

Bancada do PT garante representatividade histórica na Câmara de São Leopoldo

Pela primeira vez, a bancada conta com duas mulheres e um homem, sendo uma negra e um negro

Brasil de Fato | São Leopoldo |
Tiago Silveira (PT) e Nadir Maria de Jesus (PT), um homem negro e uma mulher negra, a primeira a assumir uma cadeira na Câmara de São Leopoldo, foram empossados nessa semana. - Bruno Pereira

A representatividade tomou espaço em um momento histórico para a Câmara de Vereadores de São Leopoldo, município localizado no Vale do Rio dos Sinos, a 30 km de Porto Alegre. No dia 1º, a vereadora Ana Affonso (PT) tomou posse e foi eleita para a Presidência da Câmara e, nesta semana, assumiram o Legislativo Tiago Silveira (PT) e Nadir Maria de Jesus (PT), um homem negro e uma mulher negra, a primeira a assumir uma cadeira na Câmara de São Leopoldo.

Tiago e Nadir ocupam a primeira e segunda suplência, e assumiram as vagas a partir das indicações dos vereadores Marcel Frison (PT) e Nestor Schwertner (PT) para a Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) e Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Comunitária (Semusp), respectivamente, na gestão do prefeito Ary Vanazzi (PT).

Em sua posse, a vereadora Nadir reforçou o compromisso na luta pela representatividade e reconhecimento da comunidade negra no município, e afirmou que seu mandato será coletivo, “com a participação da comunidade leopoldense, incluindo as diversidades, voltado aos trabalhadores e às trabalhadoras, com um viés específico para as mulheres e a comunidade negra, por serem as mais vulneráveis, principalmente, nesse período de pandemia e no pós-pandemia”.

O vereador Tiago enfatizou que, “diante de um contexto em que cresce a agenda do racismo, fascismo, machismo, homofobia e outras formas de discriminações, nossa representatividade é mais do que importante!”, possibilitando a construção de novos símbolos. O parlamentar também destacou que seu mandato busca propor e dar significado e força à filosofia Ubuntu, “Eu sou porque você é”, e contribuir para transformar a cultura de discriminação que ainda perpassa o nosso cotidiano.

“A sociedade não pode mais negar as mulheres, negros e negras, como estruturantes do plural e detentores de direitos. O PT reconhece nossa luta e potencializa nosso lugar, estamos nos espaços de poder para construir mudanças e avançar contra as desigualdades”, destacou a presidenta da Câmara, vereadora Ana Affonso (PT). Em seu quarto mandato no Legislativo leopoldense, a parlamentar tem uma trajetória de lutas pela participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, já foi deputada estadual, concorreu a vice-governadora em 2018, e é a vice-presidenta do PT/RS.

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), também se manifestou por meio de sua página no Facebook, parabenizando a Bancada de seu partido pela conquista e lembrando as políticas implementadas por seu governo desde 2005, “de fortalecimento da igualdade racial, da luta pelo respeito, pela não-discriminação e pela necessidade de representação em todas as esferas, políticas, sociais, econômicas, culturais e de poder”. Vanazzi também assegurou a continuidade dessas políticas rumo aos 200 anos do município em 2024, e reforçou a pluralidade que conforma a sociedade leopoldense – apesar de ser considerado o “Berço da Colonização Alemã no Brasil”, sua constituição é de diversas etnias, muitas já estavam presentes no local antes de sua fundação.

Edição: Katia Marko