Pernambuco

VACINA

Pernambuco se prepara para iniciar vacinação contra a covid-19 nesta segunda (18)

A primeira vacina será aplicada ainda n nesta segunda no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no Recife

Brasil de Fato | Recife (PE) |
vacina
O ritmo de vacinação depende do envio das doses pelo Ministério da Saúde - GovSP

Neste domingo (17) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Sinovac/Butantan e Astrazeneca/Fiocruz. Serão 4,3 milhões de doses compartilhadas entre todos os estados brasileiros nesse 1º lote. De acordo com informações do Governo do Estado, Pernambuco receberá 270 mil doses, que serão destinadas a  idosos a partir dos 60 anos que estejam em instituições de longa permanência, profissionais de saúde que atuam em UTI em unidade de referência para a covid-19 e populações indígenas aldeadas. Pernambuco tem hoje 9.616.621 habitantes, de acordo com o levantamento feio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2020.

Antes da aprovação da Anvisa, os calendários municipais e estadual apontavam a próxima quarta-feira (20) como o dia de início da vacinação, mas após a aprovação e o envio das doses para os estados, que iniciou na manhã desta segunda, a corrida para garantir a vacinação foi acelerada e em algumas capitais a vacinação começa nesta segunda (18). O Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus está reunido desde às 7h, no Palácio do Campo das Princesas, para coordenar o início da imunização e o governador Paulo Câmara vai acompanhar do Recife a cerimônia de entrega das primeiras doses da vacina, em São Paulo.

É também nesta segunda que o plano estadual de vacinação terá suas datas acordadas.  A partir dos acordos e aprovação do Comitê técnico estadual, o plano segue hoje para pactuação final na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), órgão que reúne as representações das secretarias municipais para pactuações junto ao Estado.

No Recife, em transmissão ao vivo no canal do Youtube da prefeitura na manhã de hoje, o prefeito João Campos (PSB) comunicou que a vacinação na capital pernambucana começa nesta segunda, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), onde serão vacinados profissionais de saúde. Outras cidades do estado também se anteciparam ao plano estadual, elencando públicos prioritários para receber a vacina, mas sem divulgar datas para o início da imunização.

O Secretário de Planejamento e Gestão do Recife, Felipe Martins Matos, afirmou que o ritmo de vacinação depende do Ministério da Saúde, "temos condições de apresentar um plano que coloca o Recife pronto para o início da vacinação. O que determinará o ritmo de vacinação é o envio das vacinas pelo Ministério [da Saúde]”. O Plano do Recife está divido em quatro fases, contemplando grupos prioritários.


Plano de vacinação no Recife foi divulgado nesta segunda; datas para cada etapa dependerão do envio das vacinas pelo Ministério da Saúde / Divulgação

A Secretária de Saúde Luciana Albuquerque  explicou que por ora, pela estratégia de atingir primeiro os grupos prioritários, não será necessário o agendamento para a vacinação. Com a expansão do plano, serão mais de 65 salas de vacinação na cidade, incluindo locais de grande porte como o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão; a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Parque da Macaxeira. Conforme a chegada de mais doses, o agendamento para vacina será feito pela internet pelo app Conecta Recife, mas quem não tiver acesso à internet para agendar a vacinação será vacinado pelos pontos de apoio.

Edição: Monyse Ravena