Pernambuco

PETROBRÁS

Contra aumento dos combustíveis e gás de cozinha, petroleiros fazem atos no dia 1º

Ações de solidariedade como doação de botijões de gás e café da manhã para caminhoneiros acontecem Jaboatão e Recife

Brasil de Fato | Recife (PE) |
"Infelizmente, nós brasileiros, estamos recebendo em real e pagando combustível em dólar”, afirma Rogério Almeida, coordenador do Sindipetro PE/PB - Sindipetro-RS

O Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e da Paraíba (Sindipetro PE/PB) realiza na manhã da próxima segunda-feira, 1º de fevereiro, dois atos de solidariedade na Região Metropolitana do Recife. O primeiro acontece no bairro de Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, em um posto de combustível nas margens da BR101, onde os petroleiros, juntos à campanha Mãos Solidárias, promovem um café-da-manhã junto aos caminhoneiros, em solidariedade à greve desta categoria que está prevista para iniciar neste dia. Depois, às 11h, os sindicalistas e movimentos seguem para a Comunidade do Papelão, localizada no bairro de São José, atrás da Casa da Cultura, no Recife, onde serão entregues 50 botijões de gás de cozinha para famílias que moram na comunidade.

A ação é parte de um movimento articulado nacionalmente pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Central Única do Trabalhadores ( CUT),Levante Popular da Juventude e outros movimentos populares. Com o mote da solidariedade com os caminhoneiros e a comunidade do centro do Recife, a pauta o sindicato é a critica aos sucessivos reajustes nos preços dos combustíveis e do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), usado para consumo doméstico. No último dia 26 a Petrobrás autorizou o reajuste no preço do diesel em 4,4%, o que tem causado revolta entre os caminhoneiros; além do reajuste de 6% no gás de cozinha, na primeira semana de janeiro.

“Ambos os reajustes se dão por conta do tabelamento do preço do petróleo com a variação do dólar, taxas de importação e com o preço internacional do Barril, o que não é justo. Infelizmente, nós brasileiros, estamos recebendo em real e pagando combustível em dólar”, afirma Rogério Almeida, coordenador do Sindipetro PE/PB. “O Brasil é produtor de petróleo e tem capacidade industrial de refinar o óleo, além de separar o gás GLP, abastecendo as bombas de combustível no país aplicando um preço justo no mercado. Essa política de preços definida pela Petrobrás, por ordem do governo federal, é que está encarecendo o custo de vida da população”, conclui o sindicalista.

Se a greve dos caminhoneiros se confirmar a partir de segunda, o sindicato e movimentos articulam montar no posto da BR101 uma tenda de apoio aos grevistas enquanto durar a paralisação.

Edição: Vanessa Gonzaga