Pernambuco

LITERATURA

Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para edição 2021

 As inscrições são gratuitas e os escritores podem concorrer com obras inéditas nas categorias Conto e Romance

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares - Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes do país e consagrado na distinção de escritores inéditos, abre inscrições na próxima segunda-feira (01). Obras ainda não publicadas podem ser inscritas nas categorias Romance e Conto. Os interessados têm até o dia 19 de fevereiro para concluir o processo de inscrição, que é gratuito e online. O regulamento completo pode ser acessado no site do prêmio.

Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares. Desde a sua criação em 2003, mais de 16 mil livros foram inscritos e 31 novos autores foram revelados. Os livros são inscritos pela internet, gratuitamente, protegidos por pseudônimos. Isso impede que os avaliadores reconheçam os reais autores, evitando qualquer favorecimento. Os romances e contos são avaliados por escritores profissionais renomados, que selecionam as obras vencedoras pelo critério da qualidade literária.

No ano passado, os vencedores foram Caê Guimarães, do Espírito Santo, na categoria Romance, por ‘Encontro você no oitavo round’, e Tônio Caetano, do Rio Grande do Sul, na categoria Conto, por ‘Terra nos Cabelos’, reafirmando o aspecto de diversidade do projeto em descobrir talentos de todo país. Netses 17 anos de prêmio, diversos autores foram descobertos e se consolidaram na literatura nacional, graças ao incentivo da Instituição, entre eles Juliana Leite, Rafael Gallo, Luisa Geisler, André de Leones, Franklin Carvalho, Sheyla Smanioto e Lucia Bettencourt.

 

Edição: Vanessa Gonzaga