Pernambuco

SERVIÇOS

Saiba como solicitar a Carteira de Estudante 2021

A Carteira de Estudante garante o direito à meia passagem no transporte público e em eventos culturais e esportivos

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A carteirinha de 2020 ainda é válida até o dia 31 de março - Toninho Tavares/Agência Brasília

Estudantes de toda a Região Metropolitana já podem dar início ao processo para obter  a Carteira de Estudante 2021. O documento, entre outras coisas, garante a meia passagem nos ônibus da RMR. A carteirinha emitida pelo Consórcio é destinada àqueles que estão no ensino infantil, fundamental, médio, nível técnico profissionalizante ou faz cursinho pré-vestibular e custa R$ 14,10.

:: Receba notícias de Pernambuco no seu Whatsapp. Clique aqui ::

O processo de requisição do documento é online. O aluno ou responsável deve entrar no site do Grande Recife e clicar no link Carteira de Estudante. Logo depois, em “Solicite Agora” e informar o nome completo e a data de nascimento do aluno. Depois, conferir os dados que aparecem na tela e, se desejar, alterar a foto. Se as informações estiverem corretas, basta emitir o boleto e efetuar o pagamento em casas lotéricas. Caso algum dado precise ser modificado, o aluno deve entrar em contato com a instituição de ensino antes de gerar o boleto. 

O documento é confeccionado em até 30 dias corridos, após a compensação do pagamento. Com a Carteira de Estudante em mãos, o aluno poderá baixar o aplicativo CIE PE (Carteira de Identificação Estudantil de Pernambuco), na loja do seu celular, e ter também uma versão digital do documento. O app fará a leitura do QR Code existente na carteirinha física e validará os dados para serem acessados no celular.

  Desde 2017, as pessoas transgênero podem usar seu nome social na Carteira de Estudante. O requerimento deve ser feito junto ao Grande Recife, no setor de Carteira Estudantil, localizado no Parque de Exposições do Cordeiro – Avenida Caxangá, 2200.

A Carteira de Estudante garante o direito de utilização da meia passagem, através da aquisição de créditos para o Vem Estudante e o pagamento de meia-entrada em eventos culturais e esportivos. A carteirinha de 2020 é válida até o dia 31 de março.

Edição: Vanessa Gonzaga