Pernambuco

SEGURANÇA SANITÁRIA

Museu do Sertão e Biblioteca Municipal reabrem nesta quarta (03) em Petrolina

Os dois espaços estavam fechados há dez meses e decidiram pela reabertura após o estudo de medidas sanitárias adequadas

Brasil de Fato | Petrolina (PE) |
Será obrigatório o uso de máscaras para frequentar ambos os espaços - ASCOM PMP

Na cidade de Petrolina, no sertão do estado, a Biblioteca Municipal Cid Carvalho e o Museu do Sertão de Petrolina voltam a funcionar a partir desta quarta (3), após quase dez meses fechados em função da pandemia da Covid-19. De acordo com a prefeitura, os dois equipamentos adotaram protocolos de segurança levando em consideração as medidas necessárias para um funcionamento seguro, pautado nas recomendações sanitárias, uma vez que, o seu propósito é assegurar a saúde e o bem-estar de todos os servidores e usuários.

Assim, a visitação ao museu será permitida apenas fazendo uso de máscara durante toda a permanência no local. Somente crianças até 2 anos estão liberadas do uso de máscara. Não será permitido que o visitante toque, sente, deite no acervo, assim como tocar em vitrines. Além do distanciamento social, diariamente o equipamento receberá a devida sanitização de superfícies, mobílias, acervos e equipamentos. Temporariamente, o horário de funcionamento será reduzido: segunda a sexta das 9h às 13h, sem fechar para almoço.

Já na biblioteca, entre as medidas adotadas está a redução do número de mesas e cadeiras de modo que o distanciamento social seja seguido e a quantidade de usuários presentes neste espaço esteja respeitando o protocolo. O Espaço Infantil continuará fechado até que se verifique uma efetiva segurança no controle da pandemia, quando será possível reavaliar a abertura do local.

O acesso ao acervo ficará suspenso para público e no ambiente de trabalho será priorizado a ventilação natural, permanecendo portas e janelas abertas, evitando o uso de ar-condicionado. Além do distanciamento social, diariamente o equipamento receberá a devida sanitização de superfícies, mesas, cadeiras, mouses, teclados/computadores serão devidamente higienizados antes e após o seu uso. Neste primeiro momento, o horário de funcionamento será reduzido, abrindo para o público das 11h às 17 horas de segunda a sexta.

Edição: Vanessa Gonzaga