Pernambuco

CULTURA

Patrono do Brega, cantor Reginaldo Rossi ganha estátua no centro do Recife

Estátua fica no Largo de Santa Cruz e faz parte do Circuito de Poesia, que homenageia outros artistas pernambucanos

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A escultura mostra o cantor em uma mesa de bar, objeto eternizado em uma de suas músicas de maior sucesso, "Garçom". - Reprodução

Mais um grande artista recifense é homenageado em um dos pontos da cidade. O cantor e compositor Reginaldo Rossi, declarado Patrono do Brega pela Assembleia Legislativa de Pernambuco em outubro de 2020 ganhou uma estátua feita pelo escultor Demétrio Albuquerque. A obra fica no Pátio de Santa Cruz, área central da cidade.

Quem esteve presente no lançamento da obra, que aconteceu na última terça (02) foi Sandro Nóbrega, que foi empresário do artista por 25 anos. “Eu acho fantástica essa homenagem porque eterniza, realmente, a história dele. Ele foi um cara que sempre cantou o Recife, em todo o canto que ele foi. Todo show ele terminava cantando ‘Recife, minha cidade’’, ele gostava disso aqui, ele amava isso aqui. Eu ficava às vezes revoltado com ele porque a gente poderia dormir num hotel e ele dizia ‘vamos embora para casa’, porque ele gostava de Recife. Então eu acho fantástico, eterniza ele”, celebrou.

Esta será a 18ª obra a compor o Circuito da Poesia. Rossi, que faleceu em 2013, fará companhia a outros grandes nomes como Capiba, Clarice Lispector, Ascenso Ferreira, Carlos Pena Filho, Antonio Maria e Naná Vasconcelos, entre outros. A escultura mostra o cantor em uma mesa de bar, objeto eternizado em uma de suas músicas de maior sucesso, "Garçom".

Circuito da Poesia

 O Circuito era composto até então por 17 monumentos, distribuídos em pontos turísticos da cidade: Manoel Bandeira (Rua da Aurora); João Cabral de Melo Neto (Rua da Aurora); Capiba (Rua do Sol); Carlos Pena Filho (Praça do Diário); Clarice Lispector (Praça Maciel Pinheiro); Antônio Maria (Rua do Bom Jesus); Ascenso Ferreira (Cais da Alfândega); Chico Science (Rua da Moeda); Solano Trindade (Pátio de São Pedro); Luiz Gonzaga (Praça Mauá); Mauro Mota (Pátio do Sebo), Joaquim Cardozo (Ponte Maurício de Nassau), Ariano Suassusa (Rua da Aurora); Alberto da Cunha Melo (Parque 13 de Maio), Celina de Holanda (Avenida Beira Rio), Liêdo Maranhão (Praça Dom Vital) e Naná Vasconcelos (Marco Zero). A estátua de Reginaldo Rossi é a 18ª a compor o conjunto de obras e está localizada no Pátio de Santa Cruz. 

Edição: Vanessa Gonzaga