Rio Grande do Sul

PROTESTO

Porto Alegre terá 3º final de semana de manifestações por vacina e "Fora Bolsonaro"

Em todo o Brasil, nas últimas semanas, aumentam os protestos denunciando o descaso federal frente à pandemia

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Imagem captada por drone mostrou parte da concentração de carros no Largo Zumbi dos Palmares em Porto Alegre, no sábado (23) - Reprodução

A capital gaúcha terá mais um final de semana de manifestações por vacinação para todas e todos, pela volta do auxílio emergencial e pelo Impeachment de Jair Bolsonaro (sem partido). A terceira carreata na cidade ocorre neste sábado (6), com concentração às 16h, na esquina da Avenida Sertório com a Rua Dona Alzira, ao lado do hipermercado BIG, na zona Norte de Porto Alegre.

A iniciativa parte de dezenas de entidades, centrais sindicais, movimentos sociais e partidos de esquerda do Rio Grande do Sul. Soma-se ao coro por “Fora Bolsonaro” que tem tomado as ruas do país nas últimas semanas, em que carreatas e bicicletaços denunciam o descaso do governo federal frente à pandemia.

Os protestos sobre rodas são uma estratégia para respeitar as medidas sanitárias contra a propagação do novo coronavírus, que já tirou a vida de mais de 228 mil brasileiros. A primeira carreata em Porto Alegre ocorreu em 23 de janeiro e a segunda no dia 31, além de outras manifestações nos dias 29 e 30. Todos os participantes usaram máscaras e respeitaram o distanciamento social, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Temos que continuar pressionando nas redes e nas ruas, respeitando as orientações sanitárias, para garantir vacinação em massa da população, auxílio financeiro para quem perdeu renda na pandemia e afastamento do presidente negacionista e genocida”, afirma o presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS), Amarildo Cenci.

Para além de protestar contra a gestão de crise sanitária nacional, a luta é também para que o governador Eduardo Leite (PSDB) compre vacinas contra a covid-19 para agilizar a imunização do povo gaúcho. O RS recebeu, até o momento, somente 511 mil doses de vacina contra o coronavírus, porém aplicou apenas cerca de 200 mil doses.


Associação de Mães e Pais pela Democracia é uma das entidades que organizam as carreatas / Divulgação


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko