CORONAVÍRUS

Com 6 mil novos casos de covid por semana, PE tem festas clandestinas no Carnaval

Bares e restaurantes foram notificados por descumprirem regras na RMR; Menos de 2% da população do estado foi vacinada

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Estabelecimentos na região metropolitana do Recife foram interditados ou notificados por descumprirem medidas de combate à covid-19 - Divulgação/Procon PE

De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco desta segunda (15), Pernambuco tem mais 803 casos e 15 óbitos pela Covid-19. Desde o início da pandemia, o estado acumulou 281.331 casos e tem 10.667 mortes contabilizadas. Esta é a 53ª semana de pandemia no estado e nos últimos 7 dias, foram contabilizados 6702 novos casos de covid-19. A incidência do vírus nas últimas semanas foi pior do que em julho, mês considerado de pico da pandemia no estado, mas a taxa de letalidade diminuiu, ou seja, mesmo com a alta de casos, têm morrido menos pessoas por complicações causadas pela doença. Essas e outras informações estão registradas no site PE contra o coronavírus.

:: Receba notícias de Pernambuco no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Continua após publicidade

A alta incidência dos casos foi a justificativa para o cancelamento das festas e do feriado de Carnaval no estado. Na cidade de Olinda, conhecida nacionalmente pelo carnaval com ruas e ladeiras lotadas, os bares, restaurantes e do comércio de rua foram proibidos entre as 20h da sexta (12) até a manhã desta segunda (15). Além disso, o decreto que proíbe, em todo o Estado, a utilização de som de qualquer natureza, que gere aglomeração, em bares, restaurantes e estabelecimentos similares, incluindo o comércio de praia, foi prorrogado.

Continua após publicidade

Leia mais: Carnaval é cancelado em todo país, mas bancos estarão fechados segunda e terça-feira

Continua após publicidade

A proibição não foi suficiente para evitar aglomerações. Em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, uma marina foi interditada pelo Procon Pernambuco na noite do domingo (14). O estabelecimento foi fechado porque promoveu uma festa clandestina com uma banda tocando ao vivo, além de aglomeração de pessoas e clientes circulando sem máscara, de acordo com o órgão de defesa do consumidor. Bares e restaurantes em Recife, Olinda, e a Orla de Camaragibe tiveram ponto de aglomeração ou locais funcionando fora das normas de combate à covid-19 e foram notificados. 

Vacinômetro

Continua após publicidade

De acordo com a Rede Nacional de Dados em Saúde, Pernambuco tem 112.021 doses de vacina aplicadas. Com 9,278 milhões de habitantes em todo o estado, apenas 1,2% da população pernambucana foi vacinada em 27 dias de vacinação. O estado está recebendo tanto a vacina Sinovac, feita com o Instituto Butantã, quanto a da Astrazeneca, produzida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). O índice também mostra a quantidade de vacinas aplicadas em cada cidade: Recife (29.309), Pesqueira (7.724), Caruaru (6.355), Petrolina (3.699) e Carnaubeira da Penha (3.537) são as cidades com maior número de pessoas vacinadas. Os dados de vacinação de Pernambuco e de todo o país está disponível em uma plataforma criada pelo Ministério da Saúde.

Continua após publicidade

 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga