Ceará

Carnaval 2021

Sem aglomerações, transmissões online são opções para curtir o carnaval em casa

Programações podem ser conferidas de casa por canais institucionais e de cultura.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Mestra Rainha Almeida, do maracatu faz parte da programação online do carnaval cearense. - Foto: Felipe_Abud

Com a pandemia ainda em altos níveis de contaminação, o tão esperado período de carnaval, este ano, veio com restrições para evitar grandes aglomerações. Após reunião do Comitê de Enfrentamento à Pandemia de Coronavírus realizada no último dia 10, o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou, entre outras medidas, a suspensão de ponto facultativo para o período de carnaval, entre os dias 12 e 17 de fevereiro.

Durante esse período, eventos públicos com que possam gerar aglomerações estão proibidos e sujeitos a multas e detenções. No entanto, uma vasta programação online em Fortaleza e no Cariri pode ser uma opção para quem quer aproveitar o feriado com música e folia em casa.

Fortaleza

Ontem, 15, teve início o ciclo programático “Atos de Liberdade: caminho se faz ao andar”, que irá apresentar 15 trabalhos inéditos em formato de vídeo, cada um deles com duração de cinco a 10 minutos, resultado da produção de 17 artistas cearenses. As apresentações acontecerão às segundas, quartas e sextas de fevereiro, a partir das 20h, no YouTube e no IGTV do Dragão do Mar.

Durante o carnaval, o Theatro José de Alencar irá realizar uma programação online com lives e encontros com o tema dos ciclos carnavalescos. Na quarta feira de cinzas, dia 17, às 20h, será transmitido pelo instagram do TJA, o início da programação com a homenagem a professora, pesquisadora e artista Elzenir Soares, considerada “a dama do folclore cearense.” O evento terá a participação da Mestra Rainha Almeida, do maracatu. Às 20h no mesmo dia, Deidiane Piaf, Personagem do ator e comediante Dênis Lacerda, fará a exibição de fotos, relembrando as memórias e histórias de outros carnavais.

Cariri

No Crato, a programação de carnaval transmitida nos dias 13 e 14 está disponível no facebook da prefeitura do Crato e no youtube. A programação conta com apresentações artísticas e conversas com pessoas que vivenciaram muitos desses momentos que fizeram história do carnaval na região. Mais informações sobre a programação no site da prefeitura e instagram. Já em Juazeiro do Norte, o “Carnaval Remoto”, teve início na sexta-feira, 12, com programação estendida até hoje, 16, a partir das 18h, homenageando o carnavalesco Itamar Araújo dos Santos, conhecido como Itamar do Halley. A programação contará com entrevistas dos representantes da Agremiação Acadêmicos do Siri Ará, Carnamalvas, Horto Folia, Afoxé Filhos de Mãe Têta, Carnaúba, Batuque Folia e Bloco K com Nós será exibida pela TV Padre Cícero e pelo canal oficial do Youtube da Prefeitura de Juazeiro do Norte. Mais informações pelo facebook da prefeitura.

Edição: Francisco Barbosa