Rio Grande do Sul

AGROTÓXICO

Assentados do RS reivindicam lei que proíbe pulverização aérea de veneno

Nesta sexta-feira (19), os Sem Terra se reunirão com o prefeito de Nova Santa Rita para discutir o assunto

Da Página do MST |
Produções agroecológicas de Sem Terras de Nova Santa Rita foram prejudicadas por deriva de agrotóxico - Maiara Rauber

O Assentamento Santa Rita de Cássia II, de Nova Santa Rita, na região Metropolitana de Porto Alegre, sofreu prejuízos em suas produções agroecológicas devido à deriva pela pulverização aérea de agrotóxicos colocado em lavouras vizinhas.

Nos dias 11 e 12 de novembro de 2020, várias famílias assentadas que possuem certificado de produção orgânica perderam seus alimentos agroecológicos após um avião utilizado para fumigação de insumos químicos passar por suas casas, hortas, aquíferos, pastagens, pomares de árvores frutíferas e vegetação nativa. Além disso, os próprios camponeses começaram a passar mal em decorrência dessa pulverização.

As famílias relatam que isso já ocorreu em anos anteriores, mas nenhuma medida foi tomada por parte das autoridades. No entanto, nesta sexta-feira (19), os assentados serão recebidos para uma audiência com o prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Amadeu Battistela, às 10h30 da manhã. O objetivo é solicitar o fim da pulverização aérea de agrotóxicos no município e reforçar a importância da alimentação saudável e agroecológica.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Página do MST