Minas Gerais

NOVIDADE

Revista de literatura Temporã quer mesclar os clássicos e a nova geração das letras

Coletivo de escritores e artistas visuais realizam campanha de financiamento. Conheça o projeto

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
A Temporã nasceu para ser uma ode e uma apresentação da literatura do Brasil - Imagem: Divulgação/Temporã

Um coletivo de escritores e artistas visuais se reuniu para construir o projeto de uma revista literária, a Revista Temporã. O objetivo da Temporã é “construir um espaço de encontro entre a literatura brasileira contemporânea e várias formas de expressão artística”, como colocado na descrição do projeto.

Para se realizar, a Revista está fazendo um financiamento online para conseguir arcar com os custos e desenvolver a primeira edição da Temporã. O financiamento conta com doações a partir de R$20,00 com recompensas que variam de acordo com o valor doado. Confira aqui.

Quem quiser uma amostra do que vem aí, pode acessar o Instagram da revista, que já está a todo vapor apresentando as futuras colunas, os colaboradores e alguns trabalhos dos organizadores da Temporã. E claro, as dicas de literatura também já estão rolando.

 :: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Equipe


 


 

O projeto

Com a pandemia, escritores, editoras e livrarias entraram em uma das maiores crises do ramo. Isso soma-se à tradicional desvalorização da literatura no Brasil e ao agravamento no contexto político que ataca cultura e expressão.

Os idealizadores da Revista Temporã acreditam que são em momentos como esse que a literatura e a arte são mais essenciais. E assim se forma a Temporã: com uma estética brasileira, que perpassa cores e simbologias e memórias culturais, valorizando clássicos e novatos da literatura brasileira. A Temporã nasceu para ser uma ode e uma apresentação da literatura do Brasil.

“Queremos valorizar os clássicos da literatura brasileira, mulheres e homens que estão sempre nos guiando – Guimarães Rosa, Ruth Guimarães, Graciliano Ramos, Clarice Lispector, Lima Barreto e tantos outros – mas mostrar também quanta coisa boa está sendo produzida, hoje, em nosso país, pelas escritoras e escritores contemporâneos. Já estamos em contato com várias autoras e artistas incríveis!”, diz o projeto.

A campanha de financiamento coletivo vai até 15 de março e doando R$ 20 o colaborador já garante seu exemplar digital da primeira edição da revista.


 

 

Edição: Rafaella Dotta