Rio Grande do Sul

Saúde

Trabalhadores da UPA Viamão denunciam falta de oxigênio e sobrecarga na unidade

Sindisaúde-RS foi informado que a falta de cilindros é iminente; ato para denunciar a situação acontece hoje (24)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Conselho Municipal de Saúde de Viamão fez a denúncia da falta iminente de cilindros de oxigênio na UPA da cidade; Protesto de denúncia está convocado para hoje (24) - Reprodução: IBDAH

Os trabalhadores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Viamão estão denunciando a iminente falta de oxigênio na unidade. Os cilindros de oxigênio são necessários para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória e passaram a ser mais requisitados em um momento de agravamento da pandemia do coronavírus no estado. Vale lembrar que a infecção pela covid-19 tem como principal sintoma as dificuldades respiratórias, fazendo o uso de cilindros de oxigênio um método essencial para garantir a resistência dos pacientes à doença provocada pelo vírus.

Segundo o presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (Sindisaúde-RS), Júlio Jesien, a denúncia já foi checada pelo sindicato e procede. Segundo ele, a informação chegou ao conhecimento do Sindisaúde através de uma denúncia feita pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Viamão.

Segundo Itamar Santos, membro do Conselho Municipal de Saúde do Município, a denúncia foi acolhida por um dos conselheiros, que a encaminhou ao CMS. "Recebemos a denúncia, porém a informação oficial da prefeitura é de que não faltam cilindros. Em contato com a empresa prestadora de serviços que administra a UPA, foi garantido que há suprimento de oxigênio suficiente, mas ainda não temos informações precisas, nem sobre o suprimento de oxigênio, nem sobre o número de leitos disponíveis", afirma.

Itamar informa ainda que a denúncia recebida foi prontamente encaminhada ao Sindisaúde e que um protesto foi convocado pelo sindicato, devido a dois motivos principais: excesso de lotação que tem gerado dificuldades de atendimento e sobrecarga de trabalho e, consequentemente, o risco de faltar o suprimento de oxigênio necessário.

À exemplo do que aconteceu no estado do Amazonas, a falta de oxigênio pode ser um sintoma da sobrecarga do sistema de saúde, prenunciando uma tragédia.

A reportagem do Brasil de Fato RS tentou contato com a Secretaria da Saúde de Viamão para conseguir um posicionamento oficial da gestão municipal. Durante aproximadamente uma hora, entre 15 e 16 horas desta quarta-feira, foi tentado contato diversas vezes através do telefone disponível no site da Secretaria, sem sucesso. Também foi tentado contato através do e-mail disponível no mesmo endereço eletrônico, também sem resposta até o fechamento da matéria.

Diante da situação, o Sindisaúde-RS convocou o ato para a tarde de hoje, quarta-feira (24), a partir das 18h, com o objetivo de denunciar a situação e exigir providências. A UPA Viamão fica na Avenida Senador Salgado Filho, 2055, em frente à parada 36.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira