Pernambuco

PETROBRÁS

Em dia nacional de luta, Sindipetro PE/PB doa alimentos e gás de cozinha no Recife

O Dia de Mobilização Nacional em Defesa das Estatais denuncia a alta no preço dos combustíveis e gás de cozinha

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Junto com movimentos populares, Sindipetro distribuiu 1,5 toneladas de alimento e botijões de gás de cozinha - Helena Dias

Em diversas capitais do país, os trabalhadores da indústria do petróleo estão se mobilizando nesta quinta (04), definido como Dia de Mobilização Nacional em Defesa das Estatais e do Serviços Público. Acontecem durante todo o dia ações de solidariedade com a distribuição de cupons com descontos para abastecimento de combustíveis e compra de botijões de gás em diversos locais do país.

:: Receba notícias de Pernambuco no seu Whatsapp. Clique aqui ::

No Recife, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo de Pernambuco e da Paraíba (Sindipetro PE/PB) distribuiu 50 botijões de gás de cozinha e uma tonelada e meia de alimentos agroecológicos vindos de assentamentos da reforma agrária do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST). A doação aconteceu durante toda a manhã na Paróquia do Coque, onde também funciona a Pastoral das crianças, na Ilha de Joana Bezerra, região central do Recife. A ação contou também com a participação de movimentos populares ligados às campanhas Mãos Solidárias e Periferia Viva. 

Além de Pernambuco, os sindicatos ligados à Federação Única dos Petroleiros (FUP) realizam ações no Amazonas, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.

Política de Preços

A ação tem por objetivo chamar a atenção da população para os impactos que a atual política de Paridade de Preços de Importação (PPI) acarreta à população brasileira, encarecendo itens domiciliares básicos, sobretudo às famílias em maior estado de vulnerabilidade social. No caso do Sistema Petrobrás, o desmonte da empresa está diretamente relacionado à política de preços dos derivados de petróleo, implantada pelo governo Temer, em 2016, quando a gestão da petrolífera passou a reajustar os produtos nas refinarias, com base no Preço de Paridade de Importação (PPI). 

 

 

Edição: Vanessa Gonzaga