Pernambuco

8 DE MARÇO

Mulheres realizam atos em defesa da vacinação e Auxílio Emergencial em PE

Ações simbólicas e descentralizadas acontecem durante a semana na Região Metropolitana do Recife

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Atos simbólicos acontecem neste domingo (07) e segunda (08) em diversos bairros e comunidades da RMR - Iyalê Tahyrine

Na próxima segunda, dia 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Luta das Mulheres. Para marcar a data, diversas ações descentralizadas acontecem a partir deste domingo (07) nos bairros do Recife. Com o aumento dos casos da covid-19 e o novo decreto do Governo Estadual, as atividades como as caminhadas foram canceladas e ações simbólicas foram priorizadas.

Reforçando o uso de máscara, álcool 70%, distanciamento e limite de pessoas por atividade, os bairros estão realizando as intervenções com o lema “Fora Bolsonaro, Vacina para toda população e Auxílio Emergencial Já!”. 

No bairro Brasília Teimosa, na zona sul do Recife, militantes da Marcha Mundial das Mulheres, Turma do Flau e o Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) se reuniram desde às 8h30 da manhã e partiram para a colagem de cartazes e exposição de uma grande faixa. 

Sarah Araújo, da Marcha Mundial das Mulheres e moradora do bairro afirmou a importância da atividade nesta conjuntura “esse ato aqui não é só por mim, é por todas as mulheres desse Brasil, que nós podemos vencer essa luta porque está sendo difícil pra todas nós, então sou muito grata de estar aqui nesse ato por todas as mulheres que sofrem agressão, que sofrem discriminação e todos os tipos de violência”. E completou “somos unidas, estamos aqui para todas, estamos aqui para lutar por todas.”

Seguindo a programação de ações simbólicas e sem aglomerações, as mulheres da Vila Moacir Gomes e da Vila Teimosinho, comunidades localizadas no bairro de Brasília Teimosa se reuniram numa roda de conversa organizada pelo MTD. Ana Gusmão, educadora popular e militante do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos explicou sobre os temas dialogados: “A gente viu como essa situação da pandemia está desdobrando na vida da mulher e aí a gente discutiu a importância do auxílio emergencial e da sociedade ficar atenta e organizada para o valor e para que esse direito seja garantido por conta da situação que as pessoas estão vivendo; A questão da vacina, a importância da vacina para todos e todas que ela seja gratuita, pelo SUS; e também como pano de fundo, a crise sanitária, política e econômica e a bandeira do Fora Bolsonaro.”

Entre este domingo (07) e segunda (08) estão programadas outras atividades em diversos bairros do Recife e Região Metropolitana. 

 

Edição: Vanessa Gonzaga