Pernambuco

CORONAVÍRUS

Colapso: cidades de Pernambuco têm 100% do leitos de UTI ocupados e filas de espera

Sem retaguarda do Auxílio Emergencial, prefeituras e Governo do Estado não avançam em medidas como lockdown

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Cidades como Petrolina, Araripina, Salgueiro e Serra Talhada já tem 100% dos leitos ocupados - Fátima Alencar

Confirmando a tendência nacional, cidades pernambucanas iniciam a semana com 100% dos leitos de UTI ocupados. Este é o caso de Araripina e outros municípios no Sertão do estado, onde além de superlotação, algumas sofrem com a falta de espaço para a instalação de novos leitos. Enquanto isso, o Governo Federal retarda a liberação do novo auxílio emergencial e o Governo de Pernambuco, assim como as prefeituras, relutam em adotar medidas mais restritivas.

:: Receba notícias de Pernambuco no seu Whatsapp. Clique aqui ::

O médico e prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (PSL), lamentou o quadro em vídeo publicado em suas redes sociais. "É algo impensável o que estamos vivendo. Araripina está com 100% da capacidade, a maternidade de Santa Maria não tem mais espaço físico para leitos de UTI, nossos profissionais estão esgotados. A informação que temos é que Serra Talhada também está com suas capacidades esgotadas”, aponta o prefeito, que também afirmou que pacientes graves estão sendo levados para outras cidades.

Petrolina, também no Sertão, está com 100% dos leitos de UTI ocupados e alguns pacientes já formam fila de espera. O prefeito Miguel Coelho (PMDB) também se manifestou pelas redes sociais: "Hoje encerramos todos os leitos disponíveis e, pior, estamos fazendo filas de espera. Todos vocês sabem as cenas dos próximos capítulos”, afirma o prefeito, que não anunciou nenhuma medida para conter o avanço da covid-19, mas afirma que conta com o “senso, amor, cuidado e compaixão” da população para deter o crescimento da doença. De acordo com dados da Central de Regulação de Leitos do Vale do São Francisco, outras cidades como Salgueiro e Ouricuri também têm 100% dos leitos ocupados.

Sem novidades sobre o retorno do auxílio emergencial, prefeitos e o Governo do Estado relutam em adotar medidas mais rígidas e eficazes, como o fechamentos de serviços não essenciais, bares, restaurantes, comércio e igrejas. Em Petrolina, mesmo com 100% da taxa de ocupação e sem nenhuma previsão de abertura de novos leitos, Miguel Coelho (MDB) afirma que só decretará novas medidas se a situação tornar ainda pior. “Se continuar desse jeito seremos forçados a tomar medidas mais severas e restritivas”, diz o prefeito. Raimundo Pimentel (PSL), de Araripina, deixa a cargo da população a atitude de se prevenir. “Tomem os cuidados necessários para que a gente possa sair dessa pandemia tão grave e que tem causado tanta dor e tanto sofrimento para a população da nossa cidade”.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) vem apurando a possibilidade de fraudes na fila de vacinação em Petrolina. De acordo com nota do órgão, existem “denúncias de que clínicas particulares estariam fraudando as listas de funcionários enviadas às autoridades de saúde. A ação consiste em incluir na relação pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários, com o intuito de antecipar a vacinação desses indivíduos”. O MPPE também pretende obter mais informações da prefeitura, sobre as iniciativas que o poder público está tomando para evitar o desabastecimento de insumos hospitalares e farmacológicos essenciais.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde veiculados na noite deste domingo (7), Pernambuco tem 95% dos leitos distribuídos pelo estado ocupados. O crescimento da taxa de ocupação dos leitos se deu de forma rápida, já que na última semana de fevereiro a taxa ainda era inferior a 90%. Apenas neste domingo foram registrados 300 novos casos e 20 pessoas morreram por causa de complicações da covid-19 no estado. Até o momento, foram aplicadas 505.649 doses da vacina contra a covid-19, das quais 368.520 foram primeiras doses. No total, apenas 137.129 pessoas em todo o estado tomaram as duas doses da vacina.

Edição: Vinícius Sobreira