poluição destrói

Quais são os desafios da pesca artesanal no Brasil? Escute no programa Bem Viver

No nordeste, classe já enfrentava sérios desafios desde 2019 em decorrência da poluição das águas com manchas de óleo

Ouça o áudio:

Profissão enfrenta falta de reconhecimento e investimento de políticas públicas - Ministério da Agricultura
A poluição não só destrói, como leva consigo o sustento de centenas de famílias de pescadores

O programa Bem Viver desta segunda-feira (10) aborda a pesca artesanal e seus desafios no Brasil. Dentre os saberes compartilhados e herdados pelas tradições familiares e comunitárias, há um patrimônio de conhecimentos sobre a ecologia das espécies marinhas. 

Ainda no tema da tradição, a edição abordou os benefícios e história do urucum, o primeiro corante vegetal comercializado nas relações entre as Américas e a Europa. 

:: Entenda as "novas regras fiscais" da PEC do auxílio emergencial aprovada nesta quarta ::

Também é assunto no Bem Viver a repercussão do lockdown adotado pelo Reino Unido, responsável por diminuir 80% dos casos de infecções da região.

Outra pauta no programa é a importância vital da Vitamina D para o bom funcionamento do organismo humano e a importância do contato direto com o sol para manter níveis ideais desse nutriente.

Pesca artesanal

Os crimes ambientais marcam alguns dos desafios cotidianos para quem trabalha na pesca artesanal, mesmo antes do período de pandemia do novo coronavírus. 

Os casos de derramento de óleo nas praias do nordeste brasileiro, entre 2019 e 2020, exemplificam situações de danos irreparáveis nos ecossistemas e também para diversas famílias, como as de pescadores que encontram na natureza sua subsistência. 

:: Aluguel, dívidas, gasolina: motoristas de app relatam desespero para fechar as contas ::

Em entrevista ao Brasil de Fato, Marizélia Lopes, integrante do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP), ressalta que "para falar da pandemia, não há como não falar do crime ambiental que sofremos em 2019 por conta do petróleo. Desde lá já temos muitas dificuldades, como por exemplo, a venda do pescado, já que praias e manguezais  foram afetados em nível nacional".

Marizélia Lopes destaca também que os trabalhadores foram infectados pelos resíduos, fato que ocasionou danos físicos e psicológicos aos trabalhadores da pesca artesanal. 

Importância do lockdown 

O Reino Unido chegou a registrar alguns dos piores índices no combate ao coronavírus desde o início da pandemia. Por outro lado, a nação escolheu começar 2021 no lado oposto da tabela.

:: Indígenas superam fake news e falta de estrutura por vacinação no Xingu ::

Com uma campanha de vacinação eficiente e adoção de um regime de lockdown, a Grã Bretanha conseguiu alcançar, basicamente, o controle do vírus. Em cerca de um mês e meio, as infecções por covid-19 diminuíram 80% na região e houve também queda expressiva no registro de óbitos.

Vitamina D

A vitamina D é um hormônio essencial para o corpo humano. Alguns alimentos como o queijo e o fígado bovino contém este nutriente, mas mais de 90% da produção dele acontece em decorrência do contato da pele com os raios solares.

:: Cambuci: da memória afetiva à preservação da Mata Atlântica ::

Em decorrência das medidas de distanciamento social, casos de deficiência de vitamina D no Brasil e no mundo cresceram. Entretanto, especialistas destacam a importância da substância para o funcionamento ideal do corpo humano - e também de garantir uma exposição segura ao sol. 

Sabor e tradição

Você sabia que o urucum foi o primeiro corante vegetal comercializado das Américas para a Europa?

Rico em Vitamina E e com ações antioxidantes, este alimento é tradicionalmente utilizado por indígenas brasileiros como matéria prima para tintura, protetor solar e repelente.

Para quem ainda não teve a oportunidade de ver o urucum, saiba que este fruto possui sementes bem vermelhas, por isso o nome, que em tupi, significa vermelho.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir