Pernambuco

Comunicação

Programa Trilhas da Democracia chega a 100ª edição e entrevista Fernando Haddad

O entrevistado da edição que é um marco para o programa é Fernando Haddad

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Fernando Haddad é ex-ministro da Educação (2005-2012) e ex-prefeito de São Paulo (SP) e foi candidato a presidência da república (2018)
Fernando Haddad é ex-ministro da Educação (2005-2012) e ex-prefeito de São Paulo (SP) e foi candidato a presidência da república (2018) - Pedro Stropasolas

Programa semanal de entrevistas, o Trilhas da Democracia chega a 100ª edição neste domingo (14). O entrevistado da edição, que é um marco para o programa, será o ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. O programa é um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UPE), que conta com o apoio  do Programa de Graduação de Serviço Social da UFPE e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

:: Receba notícias de Pernambuco no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Com aproximadamente meia hora de duração, o Trilhas da Democracia se propõe a debater temas relacionados ao Estado, à sociedade e aos direitos humanos. A ideia do programa nasceu logo após o golpe contra a presidente Dilma Rousseff, mas foi só em 2018 que o programa conseguiu ser viabilizado para ser veiculado na TV Pernambuco e em um canal do Youtube. “Desde aquele momento, o propósito, que continuou até este momento, é que o Trilhas da Democracia se firmasse como uma arena de debate sobre a democracia e os direitos humanos, ancorado na pluralidade dentro do campo das várias esquerdas existentes hoje no Brasil”, conta o professor da UFPE, Marco Mondaini, que é quem comanda a apresentação do programa televisivo.


O programa é um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco / Divulgação

Com um leque de 100 edições, o programa passou a ter uma visibilidade nacional após começar a ser veiculado na TV 247, na TVT de São Paulo e na rádio Brasil de Fato, o que para o apresentador é um significativo salto de qualidade. “O programa nasce sem muitas pretensões no que diz respeito a sua visibilidade, então também demos um salto na pretensão de entrevistar pensadores, ativistas, não apenas no estado de Pernambuco, mas também de outros estados brasileiros e até internacionais, como por exemplo, Boaventura de Souza Santos e Mia Couto. Então isso, evidentemente, faz com que o programa passe a ter também uma maior responsabilidade sobre os temas debatidos e os seus convidados”, conta Mondaini.

Isso também foi possível porque o programa passou a ser gravado remotamente, através da internet, por conta da pandemia da covid-19. E essa é uma das muitas das dificuldades que o programa teve ao longo da sua história. Mas, chegar a esta 100ª edição é motivo de celebração. Marco conta que “são muitas as iniciativas que nascem com algum entusiasmo, mas que depois desaparecendo por uma série de razões. Então, chegar ao número cem é realmente, é uma grata surpresa. E esta centésima edição é uma decorrência da vontade de organizar um programa nesses moldes. E nossas perspectivas são de chegarmos aos 150, 200, em uma outra conjuntura política, que não seja essa marcada pelo colapso, não apenas na saúde, mas, na soberania nacional, da democracia em função do governo autoritário de Bolsonaro” diz.

E é pelos últimos acontecimentos que mexeram no cenário da política brasileira que a conversa da edição comemorativa será com o ex candidato a presidência da República, Fernando Haddad. “É interessante ver que o programa nasce na ressaca da eleição de Bolsonaro e chega a sua centésima edição tendo como entrevistado o professor que se opôs a Bolsonaro em 2018. E, mais ainda, essa edição chega em um momento de colapso nunca vista em nosso país, mas, ao mesmo tempo é um momento em que acaba de ser noticiada a decisão do Ministro Fachin pela incompetência do foro de Curitiba para julgar o ex presidente Lula e ele ter condição de elegibilidade para 22, reflete um pouco da possibilidade de começarmos a visualizar um ponto de esperança em relação ao Brasil”.

A centésima edição e todas as próximas podem ser assistidas aos domingos às 15h na TV 247, às 19h na TV Pernambuco e às 21h30 na TVT (tanto na TV aberta em São Paulo, como também no canal do Youtube da TV) e na rádio Brasil de Fato, às sextas-feiras às 13h, com reprise aos domingos. Para quem quiser ver as edições anteriores e também as que virão, pode acompanhar o canal do Youtube do Programa.

 

 

Edição: Vanessa Gonzaga