Biodiversidade

Caatinga: ONG semeia convivência harmoniosa com o bioma exclusivamente brasileiro

A organização Caatinga tem 32 anos de atuação em defesa do bioma predominante no clima semiárido

Ouça o áudio:

Bioma é rico em diversidade vegetal e animal. - André Pessoa
Em outro bioma dificilmente será possível encontrar plantas com a diversidade que existe aqui

A nomenclatura "caatinga" pode ser utilizada tanto para o bioma exclusivamente brasileiro quanto para uma organização que atua há 32 anos no semiárido brasileiro. 

O Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não-governamentais Alternativas (Caatinga) nasceu em pleno sertão do Araripe pernambucano ecoando o lema de "semear vida".  

:: "Reecaatingar": conheça a ação para preservar o bioma exclusivo brasileiro ::

Continua após publicidade

"Nós sempre trabalhamos na perspectiva de preservar, de aliar as práticas de  produção de alimentos e geração de renda das famílias sem destruir, sem desmatar a caatinga, porque existe um processo muito forte de pressão sobre a caatinga, que é exatamente a pecuária, que é muito forte no desmatamento para substituição da mata, da vegetação por pastagens", afirma o agrônomo Pedro Paulo de Carvalho, presidente do Caatinga.

Continua após publicidade

O agricultor Adão de Jesus Oliveira relata que a parceria com a organização Caatinga mudou a forma dele se relacionar com o bioma, na área rural da cidade de Ouricuri (PE). 

:: Guardiãs de sementes: ancestralidade camponesa preserva vida sustentável no planeta ::

Continua após publicidade

"O Caatinga tem tido um trabalho muito importante na questão da conscientização, na preservação do solo, na conservação do meio ambiente, todo um trabalho voltado para a questão da agroecologia, onde a gente vem discutindo a melhor forma de fazer agricultura sem agredir o meio ambiente. Então, a gente juntamente com o Caatinga tem visto que a melhor forma de trabalhar vem sendo essa forma de trabalhar em consórcio com as plantas da caatinga, fazendo a questão da adubação, a questão da conservação do solo e tenha mais cobertura morta no solo para proteger o solo", relata Adão.

:: Água de reuso garante produção diversificada e agroecológica em assentamento no RN ::

O bioma caatinga abrange 10% do território nacional, ocupando uma área de 850.000 km² e presente em todos os estados nordestinos, além do norte de Minas Gerais. Além da fauna, a vegetação caatingueira é exclusivamente brasileira. 

"Em outro bioma dificilmente será possível encontrar plantas com a diversidade que existe aqui. Na medida que não se preservar ou fizer o mal uso dessa vegetação, se não souber manejar, algumas delas podem desaparecer do nosso bioma", alerta Adão.

:: Após desmontar Inpe, Bolsonaro faz propaganda com satélite iniciado no governo Lula ::

Continua após publicidade

A ONG Caatinga observa que com o reflorestamento e a conscientização social existem resultados concretos desse trabalho, como alega Paulo Pedro de Carvalho. 

"Então, os resultados estão principalmente nessa diminuição das áreas desmatadas e na recuperação tem muita coisa também. E o que é que melhora? Melhora o solo, melhora a fertilidade do solo, consequentemente mais produtividade", explica. 

:: Protagonismo das mulheres em Choró (CE) ecoa que "sem feminismo não há agroecologia" ::

Continua após publicidade

Por outro lado, o desflorestamento da caatinga é uma ameaça que pode gerar processos de desertificação, sendo irreversíveis nos patrimônios genéticos presentes na biodiversidade.  

Atualmente, cerca de 13% do território do semiárido brasileiro sofre com processos de desertificação. 

Edição: Daniel Lamir